Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/FAEC-84GJAG
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Maria Alice de Lima Gomes Nogueirapt_BR
dc.contributor.advisor-co1Leila de Alvarenga Mafrapt_BR
dc.contributor.referee1Luciola Licinio de C P Santospt_BR
dc.contributor.referee2Eustaquia Salvadora de Sousapt_BR
dc.creatorLeonardo Jose Jeberpt_BR
dc.date.accessioned2019-08-10T09:56:23Z-
dc.date.available2019-08-10T09:56:23Z-
dc.date.issued1996-04-26pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/FAEC-84GJAG-
dc.description.resumoA pesquisa aborda o ensino de Educação Física na Escola Fundamental - 5ª a 8ª série- e o lugar ocupado por essa disciplina no quadro hierárquico dos saberes escolares. Teve como objetivo geral verificar como o cotidiano da escola fabrica e reproduz a inferiorização da Educação Física, e a lógica que subjaz a esse processo e como base, alguns trabalhos no campo da Sociologia do Currículo, abordagem emergente no campo da Sociologia da Educação, que focaliza os conteúdos do ensino e seus processos de transmissão. Sobretudo, utilizou-se dos fundamentos e estudos de Michael Young sobre a questão da hierarquia dos saberes escolares. A partir desse referencial, investigou-se a prática pedagógica de três escolas públicas municipais de Belo Horizonte, mediante uma metodologia qualitativa baseada na observação direta dos professores nas atividades em que se envolveram. Além disso, foram entrevistados todos os professores observados e os coordenadores de turno das escolas. Fizemos o confronto dos dados colhidos com o referencial teórico da Sociologia do Currículo e com as teorias mais recentes da Educação Física escolar brasileira, objetivando problematizar e compreender a posição inferiorapresentada pela Educação Física no conjunto das disciplinas que compõem o currículo escolar. Verificamos que dentro da lógica da escola atual, a Educação Física é uma disciplina inferiorizada pela escola, mas, sobretudo, é ela própria que se inferioriza no quadro hierarquico das disciplinas escolares.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação fisícapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subject.otherProfessores de educação fisica Atitudespt_BR
dc.subject.otherInstalações para educação fisicapt_BR
dc.subject.otherSociologia educacionalpt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherCurriculos Planejamentopt_BR
dc.subject.otherDidáticapt_BR
dc.titleA educação física no ensino fundamental: o lugar ocupado na hierarquia dos saberes escolarespt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
1000000247.pdf393.03 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.