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Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: Tecnologia da informação e da comunicação na formação dos pedagogos: um olhar sobre o curso de pedagogia da FaE/UFMG
Autor(es): Eliandra da Costa Mendes
Primeiro Orientador: Fernando Selmar Fidalgo de Oliveira
Primeiro membro da banca : Antonia Vitoria Soares Aranha
Segundo membro da banca: Maria Auxiliadora Monteiro Oliveira
Resumo: Acredita-se que entender e utilizar na educação as tecnologias da informação e da comunicação faz com que professores e alunos sejam capazes de entender criticamente as mensagens do meio social e transformem-se em cidadãos aptos para lidar com as informações e com os avanços tecnológicos a que são expostos no dia-a-dia. Para que os educadores possam utilizar as TICs em seu trabalho pedagógico, eles necessitam adquirir habilidades e competências básicas e, neste sentido, a formação inicial é apontada como um dos principais lugares para aquisição das mesmas. Esse estudo analisou de que forma o curso de Pedagogia da FaE/UFMG tem contribuído para a discussão teórico e prática do uso das tecnologias da informação e da comunicação empregadas na educação. Assim, a pesquisa investigou, por meio de entrevistas com docentes e discentes da instituição, questionário e documentos relativos ao currículo do curso, como se dá a formação do pedagogo na atual sociedade da informação. Para proceder com a investigação foi necessário perceber a presença das tecnologias na instituição, quais usos tem sido feitos pelos alunos e professores, quais são os núcleos e programas que contribuem para essa formação, bem como quais são os principais entraves para uma efetiva reflexão e utilização criativa das TICs no processo de formação dos licenciados em pedagogia. Os resultados obtidos apontam que a faculdade oferece infra-estrutura tecnológica moderna, mas que precisa instituir políticas que almejem além da aquisição de recursos, a preparação e a motivação de professores e alunos, para utilização e reflexão sobre as potencialidades de tais recursos. Percebemos que o currículo do curso ainda carece de um espaço para a discussão sobre as TICs e a educação, haja visto que existe apenas uma disciplina que trate da temática. Em relação aos docentes universitários, notamos que os mesmos utilizam algumas tecnologias em suas aulas de maneira pouco construtiva e criativa, reafirmando metodologias tradicionais. Essas constatações nos levam a concluir que o curso deve oferecer aos futuros pedagogos possibilidades de interação com as TICs e momentos de problematização mais efetivas, de modo a garantir uma reflexão sobre a práxis integrada às questões operacionais, criativas e argumentativas dos recursos tecnológicos.
Abstract: It is believed that understand and use in education information technology and communica- tion means that teachers and students are able to critically understand the messages of so- cial and transform themselves into citizens able to cope with the information and technologi- cal advances to which are exposed from day to day. So that educators can use ICT in their pedagogical work, they need skills and acquire basic skills and in this sense, the training is identified as one of the main places to purchase them. This study examined how the course of the Pedagogia FaE/UFMG has contributed to the discussion of theoretical and practical use of information technology and communication employed in education. Thus, the re- search investigated, through interviews with teachers and students of the institution, ques- tionnaire and documents relating to the curriculum of the course, as is the training of teacher in the current information society. To proceed with the investigation was necessary to realize the presence of technology in the institution, which use has been made by students and teachers, which are the centers and programs that contribute to this training and what are the main barriers to effective reflection and use creative ICT in the training of graduates in teaching. The results indicate that the college offers modern technological infrastructure, but it needs to establish policies aim than the acquisition of resources, preparation and motiva- tion of teachers and students to use and reflect on the potential of such resources. I noticed that the curriculum of the course still needs a space for the discussion on ICTs and educa- tion, since there is only a discipline dealing with the issue. For academics, we noticed that they use some technology in their classes so little constructive and creative, reaffirming tra- ditional methodologies. These findings lead us to conclude that the course should give teachers opportunities for future interaction with ICTs and most effective moments of ques- tioning to ensure a reflection on the practice of integrated operational issues, creative and technological resources argumentative.
Assunto: Ensino audiovisual
Educação
Tecnologia educacional
Ensino auxiliado por computador
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/FAEC-84JQ7C
Data do documento: 23-Jul-2009
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