Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/FAEC-84JQ7C
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Fernando Selmar Fidalgo de Oliveirapt_BR
dc.contributor.referee1Antonia Vitoria Soares Aranhapt_BR
dc.contributor.referee2Maria Auxiliadora Monteiro Oliveirapt_BR
dc.creatorEliandra da Costa Mendespt_BR
dc.date.accessioned2019-08-10T16:20:04Z-
dc.date.available2019-08-10T16:20:04Z-
dc.date.issued2009-07-23pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/FAEC-84JQ7C-
dc.description.abstractIt is believed that understand and use in education information technology and communica- tion means that teachers and students are able to critically understand the messages of so- cial and transform themselves into citizens able to cope with the information and technologi- cal advances to which are exposed from day to day. So that educators can use ICT in their pedagogical work, they need skills and acquire basic skills and in this sense, the training is identified as one of the main places to purchase them. This study examined how the course of the Pedagogia FaE/UFMG has contributed to the discussion of theoretical and practical use of information technology and communication employed in education. Thus, the re- search investigated, through interviews with teachers and students of the institution, ques- tionnaire and documents relating to the curriculum of the course, as is the training of teacher in the current information society. To proceed with the investigation was necessary to realize the presence of technology in the institution, which use has been made by students and teachers, which are the centers and programs that contribute to this training and what are the main barriers to effective reflection and use creative ICT in the training of graduates in teaching. The results indicate that the college offers modern technological infrastructure, but it needs to establish policies aim than the acquisition of resources, preparation and motiva- tion of teachers and students to use and reflect on the potential of such resources. I noticed that the curriculum of the course still needs a space for the discussion on ICTs and educa- tion, since there is only a discipline dealing with the issue. For academics, we noticed that they use some technology in their classes so little constructive and creative, reaffirming tra- ditional methodologies. These findings lead us to conclude that the course should give teachers opportunities for future interaction with ICTs and most effective moments of ques- tioning to ensure a reflection on the practice of integrated operational issues, creative and technological resources argumentative.pt_BR
dc.description.resumoAcredita-se que entender e utilizar na educação as tecnologias da informação e da comunicação faz com que professores e alunos sejam capazes de entender criticamente as mensagens do meio social e transformem-se em cidadãos aptos para lidar com as informações e com os avanços tecnológicos a que são expostos no dia-a-dia. Para que os educadores possam utilizar as TICs em seu trabalho pedagógico, eles necessitam adquirir habilidades e competências básicas e, neste sentido, a formação inicial é apontada como um dos principais lugares para aquisição das mesmas. Esse estudo analisou de que forma o curso de Pedagogia da FaE/UFMG tem contribuído para a discussão teórico e prática do uso das tecnologias da informação e da comunicação empregadas na educação. Assim, a pesquisa investigou, por meio de entrevistas com docentes e discentes da instituição, questionário e documentos relativos ao currículo do curso, como se dá a formação do pedagogo na atual sociedade da informação. Para proceder com a investigação foi necessário perceber a presença das tecnologias na instituição, quais usos tem sido feitos pelos alunos e professores, quais são os núcleos e programas que contribuem para essa formação, bem como quais são os principais entraves para uma efetiva reflexão e utilização criativa das TICs no processo de formação dos licenciados em pedagogia. Os resultados obtidos apontam que a faculdade oferece infra-estrutura tecnológica moderna, mas que precisa instituir políticas que almejem além da aquisição de recursos, a preparação e a motivação de professores e alunos, para utilização e reflexão sobre as potencialidades de tais recursos. Percebemos que o currículo do curso ainda carece de um espaço para a discussão sobre as TICs e a educação, haja visto que existe apenas uma disciplina que trate da temática. Em relação aos docentes universitários, notamos que os mesmos utilizam algumas tecnologias em suas aulas de maneira pouco construtiva e criativa, reafirmando metodologias tradicionais. Essas constatações nos levam a concluir que o curso deve oferecer aos futuros pedagogos possibilidades de interação com as TICs e momentos de problematização mais efetivas, de modo a garantir uma reflexão sobre a práxis integrada às questões operacionais, criativas e argumentativas dos recursos tecnológicos.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTrabalho docentept_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectTecnologiapt_BR
dc.subjectPedagogiapt_BR
dc.subjectTrabalho e educaçãopt_BR
dc.subject.otherEnsino audiovisualpt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherTecnologia educacionalpt_BR
dc.subject.otherEnsino auxiliado por computadorpt_BR
dc.titleTecnologia da informação e da comunicação na formação dos pedagogos: um olhar sobre o curso de pedagogia da FaE/UFMGpt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
disserta__o_eliandra_da_costa.pdf522.68 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.