Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/FAEC-84JRWA
Type: Dissertação de Mestrado
Title: Alguns aspectos que influenciam a escolha e o uso do livro didático pelos professores das ciências naturais na educação básica.
Authors: Luciana Campos Miranda
First Advisor: Carmen Maria De Caro Martins
First Referee: Rosaria da Silva Justi
Abstract: Esta dissertação apresenta um estudo sobre a seleção e o uso de livros didáticos de ciências naturais na educação básica e tem como objetivo principal investigar (i) os critérios que os professores de ciências naturais da educação básica consideram importantes no processo de escolha do livro didático e (ii) alguns aspectos sobre o uso do livro pelos professores. Na primeira etapa desta investigação, um questionário estruturado, respondido por 226 professores de ciências, forneceu dados quantitativos sobre algumas características do processo de seleção de livros didáticos ocorrido nas escolas, critérios que os professores consideram importantes para a escolha desses livros e formas de utilização dos livros pelos professores. Posteriormente, numa segunda etapa, desenvolvemos entrevistas semi- estruturadas, de caráter reflexivo. As entrevistas, realizadas individualmente com oito professores de ciências, forneceram dados qualitativos sobre os aspectos abordados no questionário. Na análise dos dados foram consideradas as condições escolares em que acontecem os processos de escolha e uso do livro, assim como alguns saberes e crenças docentes envolvidos nesses processos. Em relação aos critérios que balizam a escolha dos livros didáticos, verificamos que os professores observam, sobretudo, a linguagem acessível dos textos e os exercícios. Outros aspectos do livro didático, valorizados pelos professores de ciências, são as abordagens contextualizada e interdisciplinar, as propostas de atividades experimentais e investigativas e as ilustrações. Entre as formas mais comuns de emprego do livro didático, destacam-se o uso dos exercícios e a leitura dos textos. Os critérios que os professores de ciências utilizam para selecionar o livro didático estão relacionados às formas como eles empregam o livro, às suas crenças acerca dos aspectos que constituem um bom ensino de ciências e às suas percepções sobre as características dos estudantes. A não- realização de algumas práticas que os professores consideram importantes no ensino de ciências foi por eles justificada, ora pelas restrições inerentes à realidade escolar, ora pela falta do conhecimento metodológico necessário à realização dessas práticas. Com base na análise dos dados, concluímos que as práticas docentes relacionadas à escolha e ao uso do livro didático são resultantes de tensões entre os saberes e crenças, originados de fontes diversas, e a realidade escolar em que os professores se inserem. Nossas considerações finais dizem respeito às implicações deste trabalho para a pesquisa na área de educação em ciências, sobretudo no que se refere à formação de professores.
Abstract: x This dissertation presents a study of the selection and use of basic level natural sciences educational books, the focus of which being mainly on investigating (i) the criteria adopted by basic level natural sciences teachers in the process of selecting a given educational book and (ii) some aspects of how the book is used by these teachers. The first phase of this investigation comprised a structured questionnaire filled out by 226 science teachers, which provided quantitative data on some peculiarities of the selection process at schools, as well as the criteria adopted by teachers for the selection of such books and how the books are used by the teachers. Further on, the second phase comprised semi-structured thought-provoking interviews, which were conducted individually with eight science teachers and from which qualitative data were collected on the aspects addressed in the questionnaire. The assessment of the data took into account the prevailing conditions at the school under which the selection of the book and how it will be used occurs, as well as some of the teachers' premises and beliefs about these processes. In what concerns the criteria adopted for the selection of educational books, it was noticed that the teachers focus mainly on the accessible language used across the texts and exercises. Other aspects highly valued by the teachers have to do with the contextualized and interdisciplinary approaches, practice- and investigation-driven activities and illustrations. Among the most common ways of using educational books, the use of exercises and text reading stand out. The criteria adopted by teachers for the selection of educational books are related to how they will use the book, their beliefs on what make up good science teaching methods and to their awareness of the students profile. According to the teachers, any non-compliance with some teaching practices deemed important was attributed either to the peculiar restrictions of the school's reality or to the lack of the required methodological knowledge for the enforcement of such practices. Based on the analysis of these data, we drew to the conclusion that as far educational books are concerned the selection method adopted by the teachers is influenced by the conflicts between knowledge and beliefs arising out of a number of sources, and also by the school's reality within which the teachers themselves are inserted. Our final considerations will address the implications of this work suggesting that a research on the sciences educational area be conducted focused mainly on the qualification of teachers.
Subject: Educação
Ensino de primeiro grau
Ciência Livros didáticos  Estudo e ensino  
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/FAEC-84JRWA
Issue Date: 17-Aug-2009
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
disserta__o_luciana_campos.pdf1.13 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.