Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/FAEC-84KPUC
Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: Impasses e possibilidades da atuação dos profissionais das bibliotecas da Rede Municipal de Belo Horizonte
Autor(es): Elaine Maria da Cunha Morais
Primeiro Orientador: Maria Aparecida Paiva S dos Santos
Primeiro membro da banca : Maria Aparecida Moura
Segundo membro da banca: Maria das Gracas Rodrigues Paulino
Resumo: A atuação dos profissionais das bibliotecas da rede municipal de Belo Horizonte foi o objeto de estudo desta pesquisa, que se orientou pelos seguintes objetivos: identificar os profissionais que atuam nas bibliotecas escolares dessa rede; levantar as funções desses profissionais dentro da biblioteca; verificar a formação de cada um; verificar o envolvimento deles com o projeto pedagógico da escola; identificar as atividades realizadas por eles na biblioteca; verificar se estes profissionais têm conhecimento acerca das políticas públicas voltadas para este espaço escolar e investigar as diretrizes do Programa de Biblioteca Escolar da Rede Municipal de Belo Horizonte. Compõem o corpus desta pesquisa os profissionais que atuam nas bibliotecas dessa rede, com enfoque nos auxiliares de biblioteca. A pesquisa foi alicerçada em procedimentos de análise, conjugando abordagens quantitativas e qualitativas que conduziram, primeiramente, a um estudo exploratório, utilizando um formulário com perguntas dirigidas aos profissionais que atuam em 176 bibliotecas escolares. Como contraponto, foram feitas entrevistas com nove bibliotecários, cada um representando uma das regionais em que se divide a rede. A análise dos dados revelou informações importantes sobre as bibliotecas escolares, seu acervo, seus profissionais, suas pendências, suas estratégias, suas dificuldades e contradições, suas relações com a comunidade escolar, seus incentivos, seus recursos, etc. Os resultados da pesquisa apontam para a necessidade de se reorientar certos aspectos do Programa de Revitalização das Bibliotecas, assim como rever as condições de trabalho dos profissionais das bibliotecas e a visão dos docentes com relação à importância dessa instância escolar no processo de formação do aluno, dentre outras questões importantes que foram levantadas.
Abstract: This research assessed the role of professionals working in libraries in Belo Horizontes public school system, and had the following objectives: to identify the professionals working in the school libraries pertaining to this citys public school system; to determine their function within the library; to verify their schooling level; to check the degree of the professionals involvement with the schools pedagogic projects; to identify the activities these professionals carry out; to verify if they are knowledgeable on the public policies pertaining to this teaching space; and to investigate the founding policies of the School Library Program in Belo Horizontes Public School System. The corpus of this research includes the professionals working in the libraries within the system, with a focus on the assistant librarians. The research is built upon an analysis that includes both quantitative and qualitative approaches which led, first of all, to an exploratory study that made use of a questionnaire directed at the professionals in 176 school libraries. Additionally, nine librarians were interviewed, each representing one of the districts in which the system is divided. Data analysis revealed important information about the school libraries, their holdings, the professionals working there, the unresolved matters, their strategies, their difficulties and contradictions, the relation with the school community, their incentives, their resources, etc. The results highlight the need to reformulate certain aspects of the Library Revitalization Project (Programa de Revitalização das Bibliotecas), as well as to reevaluate the library professionals working conditions and the teachers perceptions of this space in the students educational process.
Assunto: Bibliotecas escolares Belo Horizonte (MG)
Educação
Educação e Estado
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/FAEC-84KPUC
Data do documento: 1-Jul-2009
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