Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/FAEC-84RMU8
Tipo: Tese de Doutorado
Título: Configurações da imagem de si na mobilização para a aprendizagem matemática
Autor(es): Silvana Martins Melo
Primeiro Orientador: Marcia Maria Fusaro Pinto
Primeiro membro da banca : Jorge Tarcisio da Rocha Falcão
Segundo membro da banca: Ana Cristina Ferreira
Terceiro membro da banca: Maria Cristina Soares de Gouvea
Quarto membro da banca: Maria Manuela Martins Soares David
Quinto membro da banca: Maria Clara Rezende Frota
Resumo: Esta pesquisa se constrói a partir de um pressuposto teórico de que cognição e afeto são (re) construídos ao longo da vida do indivíduo, num contexto sócio-cultural onde se incluem experiências na escola e fora da escola. O estudo se insere na área de pesquisa sobre Afetividade na Educação Matemática. A questão de pesquisa foi suscitada principalmente por resultados de estudos anteriores (Melo, 2003) e propõe investigar como se dá a relação entre a imagem dos alunos sobre si mesmos (descritas através de sentimentos e crenças dos alunos diante da matemática escolar) e a mobilização para a aprendizagem. Orientando-nos por McLeod (1989), elegemos os conceitos de sentimentos (Damásio, 2004), crenças (Gomez-Chacon, 2002) e atitudes (Brito, 1996) como constitutivos do fenômeno que iremos investigar. Retomamos o conceito de mobilização descrito por Charlot (2000), e o investigamos por meio das atitudes dos alunos diante das práticas das salas de aula de matemática observadas, descritas pelas normas sociais e normas sociomatemáticas (Yackel, 2001) ali produzidas. A pesquisa é qualitativa, buscando uma abordagem que supere a tradição em psicologia relativa à análise da cognição e afetividade, que explica de modo dicotômico os comportamentos humanos (Araújo et al. 2003). Para lançamos diferentes olhares sobre o objeto em estudo, utilizamos ferramentas estatísticas e triangulamos dados registrados em notas de campo produzidas durante um ano letivo de observações em sala de aula, questionários, roteiros de filmes sobre a matemática, entrevistas semi-estruturadas e testes. O contexto foi constituído em salas de aula de matemática de uma escola pública de Ensino Médio. Participantes totalizaram 78 alunos, sob responsabilidade de um mesmo professor. Os resultados da pesquisa indicam que o ato emocional (Cobb, Yackel and Wood,1989) por meio do qual podem ser explicados os diferentes níveis de mobilização para a aprendizagem matemática, não pode ser desvinculado da imagem construída sobre si mesmo diante da matemática. Ressaltam ainda o importante papel do contexto na configuração da imagem de si diante da matemática. Evidenciam um mesmo professor relacionando-se de modo diferente em cada uma das salas de aula observadas, a partir da negociação de normas sociais e sociomatemáticas em sua interação com os alunos. Por fim, revelam dois processos de exclusão: um de ordem institucional; e outro, restrito ao espaço da sala de aula, referente às interações sociais entre o professor e seus alunos, as quais reforçavam, não intencionalmente, a participação explícita de alguns, marginalizando outros.
Abstract: This research adopts a theoretical view that cognition and affect are (re) constructed over the life experience of an individual within a socio-cultural context, including those at school and outside school. This is study in the research area on Affect in Mathematics Education. Research question is raised by results of previous studies (Melo, 2003) and aims at investigating the relationship between the student´s self image as a mathematics learner (described by feelings and beliefs) and his/her mobilization to learning. Referring to McLeod (1989), we elected the notions of feelings (Damásio, 2004), beliefs (Gomez-Chacon, 2002) and attitudes (Brito, 1996) as constitutive of the phenomenon we investigate. Adopting the notion of mobilization as described by Charlot (2000), we explore it through the students´ attitudes in relation to mathematics classroom practices, described by the patterns of the social and sociomathematical norms (Yackel, 2001) which are shared by the teacher and the students. The research is qualitative, seeking to overcome a dichotomic approach to cognition and affect when explaining learning (Araújo et al. 2003). Different views on the subject under study uses statistical tools and triangulation of data recorded in field notes, produced during an academic year in the classroom observations, questionnaires, scripts of films on mathematics, semi-structured interviews and tests. The context was set in a public school mathematics classroom. Participants are 78 students,under the responsibility of one teacher. The research results indicate that the emotional act (Cobb, Yackel and Wood, 1989), through which different levels of mobilization for the learning of mathematics may be explained, can not be detached from the students self image as a mathematics learner. They also emphasize the important role played by the context in shaping the students self image as mathematics learner. It indicates that the same teacher set up different relationships in each classroom observed, from the negotiation of social and sociomathematical norms in his interaction with students. Finally, the research results illustrate two kinds of students exclusion: an institutional one and the other restricted to the school classrooms. The latter refers to the social interactions between the teacher and his students, which unintentionally reinforced the explicit participation of some, marginalizing others.
Assunto: Educação matemática
Educação
Cognição
Afetividade
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/FAEC-84RMU8
Data do documento: 26-Jun-2009
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
capa.doc74 kBMicrosoft WordVisualizar/Abrir
capa.pdf33.06 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
texto_final.pdf1.23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.