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Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: Eu como porque eu preciso comer: idéias e analogias de crianças do ensino fundamental sobre sistema digestório e nutrição
Autor(es): Mariana de Carvalho Capistrano Cunha
primer Tutor: Rosaria da Silva Justi
primer miembro del tribunal : Louise Brandes Moura Ferreira
Segundo miembro del tribunal: Jordelina lage Martins Wykrota
Tercer miembro del tribunal: Carmen Maria De Caro Martins
Resumen: Os objetivos dessa pesquisa são identificar e interpretar modelos elaborados por crianças do ensino fundamental para o aparelho digestório, a digestão e a nutrição. Além disso, procuramos identificar as comparações estabelecidas e os conhecimentos são mobilizados por elas para realização dessa operação. Optamos por entrevistar vinte e quatro crianças dos 7 aos 11 anos de idade que freqüentavam da segunda à quinta série do ensino fundamental. Elas foram entrevistadas duas vezes. Na primeira entrevista, foi pedido a elas que falassem sobre o caminho que os alimentos percorrem dentro do corpo. A partir dessa pergunta, a entrevista prosseguia com o objetivo de mapear as idéias que os alunos tinham sobre os temas de nosso interesse. Na segunda entrevista, optamos por assistir, juntamente com cada criança, a primeira entrevista realizada e questionála sobre suas idéias anteriores. Isto contribuiu para a validade dos dados obtidos e para aumentar a confiabilidade das nossas interpretações daqueles dados. As entrevistas foram gravadas em áudio e vídeo e transcritas. Analisando as transcrições foi possível identificar modelos para aparelho digestivo, digestão e nutrição e os modelos dos alunos foram analisados e agrupados em um segundo nível de comparação através do estabelecimento de categorias. As comparações propostas pelos participantes foram analisadas a partir dos tipos de características eleitas por eles para relacionar os elementos que formavam cada comparação. Os modelos de aparelho digestório construídos por eles eram bastante simples, e todos incluíam o estômago. Os participantes tiveram mais dificuldade em expressar os modelos de digestão e nutrição, talvez devido aos conhecimentos abstratos envolvidos. Concluímos que as comparações feitas pelos participantes são, na maioria, comparações superficiais de aparência, e que elementos da experiência nãoescolar são os mais utilizados como domínios fonte.
Abstract: This researcher aims at identifying and analysing digestive system, digestion and nutrition models hold by elementary school children. We also try to identify the comparisons they made and the kind of knowledge they use to operate them. Twenty four school children from 7 to 11 years old were interviewed twice. During the first interview, they were asked to talk about the way the food they eat go through their bodies. From the answer to this question, the interview went on to map the participants ideas about others interest topics. In the second interview, we opted to show the video of the first interview to the child and to questions them about his/her previous ideas. This contributed to validate the data previously gathered and to increase the reliability of our analysis. The interviews were recorded in audio and video and then transcribed. After the analysis of the transcripts we came out with categories to the models of digestive system, digestion and models. The participants comparisons were analysed by the characteristics chosen to relate the elements that compound each one. The majority of the models of digestive system presented by the participants were very simple, and the stomach was always present. The models of digestion and nutrition were the most difficult for them to express, perhaps due to the fact that they hold abstract ideas. We concluded that the majority of the students comparisons were made considering superficial attributes of the elements, and that the nonschool knowledge was more frequently used as the source domains.
Asunto: Nutrição Estudo e ensino
Educação
Sistema digestivo Estudo e ensino
Ensino de primeiro grau
Educação de crianças
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/FAEC-84VJZV
Fecha del documento: 29-ago-2008
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