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http://hdl.handle.net/1843/FAEC-84VKF7
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor1 | Rosaria da Silva Justi | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Maria Eunice Ribeiro Marcondes | pt_BR |
dc.creator | Paula Cristina Cardoso Mendonca | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-12T06:06:34Z | - |
dc.date.available | 2019-08-12T06:06:34Z | - |
dc.date.issued | 2008-02-14 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/FAEC-84VKF7 | - |
dc.description.resumo | As proposta atuais para o ensino de ciências defendem a inserção dos alunos em atividades que objetivem a percepção da ciência como um construto humano, dinâmico e não linear.Nessa perspectiva, atividades de modelagem para o tema ligação iônica foram produzidas nesse trabalho.A escolha por esse tema se deveu a existência de frequentes concepções alternativas por parte dos alunos e à necessidade de exploração de modelos, em virtude da natureza abstrata do tema.Na elaboração das atividades utilizou-se o diagrama Modelo de Modelagem como suporte teórico.Nesse trabalho a estratégia de ensino é apresentada e discutida, de forma a evidenciar como ela favoreceu a aprendizagem dos alunos sobre ligação iônica e sobre modelos. Destacamos também a visão dos alunos sobre o próprio aprendizado .Eu era a professora da turma pesquisada 1º ano do ensino médio de uma escola estadual desde o início do ano letivo.Tal turma era constituída por 15 alunos que tinham idades variando de 18 a 50 anos, e que, durante as atividades de modelagem, trabalharam em grupos.Os dados consistiram das atividades escritas e modelos produzidos no processo de ensino, da avaliação final de conteúdo, da filmagem das aulas,das observações e notas de campo da professora e da pesquisadora responsável pela filmagem. A partir da análise dos dados foram gerados estudos de casos para cada um dos grupos.Os estudos de casos foram analisados observando-se quais elementos das estratégias de ensino favoreceram a aprendizagem de conteúdo e sobre modelos dos alunos.Tais elementos foram identificados como sendo de duas naturezas:(i) teórica,isto é, do diagrama Modelo de Modelagem:relações entre idéias prévias e novos dados, expressões distintas de modelos, julgamento de modelos,(ii) metodológica: papel moderador da professora e trabalho em grupo.Com base na análise, verificou-se a pontecialidade do uso desse diagrama como alicerce no ensino fundamentado em modelagem.Os resultados dessa pesquisa suportam recomendações para o ensino de ligação química nos níveis médios e superior para futuras pesquisas, principalmente a necessidade de estudos similares no nível fundamental e de construção de instrumentos para avaliar o conhecimento em modelagem dos alunos. | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Ligação iônica | pt_BR |
dc.subject | Ensino de ciência | pt_BR |
dc.subject.other | Química Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject.other | Educação | pt_BR |
dc.title | 'Ligando' as idéias dos alunos à ciência escolar: Análise do ensino de ligação iônica por modelagem | pt_BR |
dc.type | Dissertação de Mestrado | pt_BR |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado |
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