Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/FAEC-84VKF7
Type: | Dissertação de Mestrado |
Title: | 'Ligando' as idéias dos alunos à ciência escolar: Análise do ensino de ligação iônica por modelagem |
Authors: | Paula Cristina Cardoso Mendonca |
First Advisor: | Rosaria da Silva Justi |
First Referee: | Maria Eunice Ribeiro Marcondes |
Abstract: | As proposta atuais para o ensino de ciências defendem a inserção dos alunos em atividades que objetivem a percepção da ciência como um construto humano, dinâmico e não linear.Nessa perspectiva, atividades de modelagem para o tema ligação iônica foram produzidas nesse trabalho.A escolha por esse tema se deveu a existência de frequentes concepções alternativas por parte dos alunos e à necessidade de exploração de modelos, em virtude da natureza abstrata do tema.Na elaboração das atividades utilizou-se o diagrama Modelo de Modelagem como suporte teórico.Nesse trabalho a estratégia de ensino é apresentada e discutida, de forma a evidenciar como ela favoreceu a aprendizagem dos alunos sobre ligação iônica e sobre modelos. Destacamos também a visão dos alunos sobre o próprio aprendizado .Eu era a professora da turma pesquisada 1º ano do ensino médio de uma escola estadual desde o início do ano letivo.Tal turma era constituída por 15 alunos que tinham idades variando de 18 a 50 anos, e que, durante as atividades de modelagem, trabalharam em grupos.Os dados consistiram das atividades escritas e modelos produzidos no processo de ensino, da avaliação final de conteúdo, da filmagem das aulas,das observações e notas de campo da professora e da pesquisadora responsável pela filmagem. A partir da análise dos dados foram gerados estudos de casos para cada um dos grupos.Os estudos de casos foram analisados observando-se quais elementos das estratégias de ensino favoreceram a aprendizagem de conteúdo e sobre modelos dos alunos.Tais elementos foram identificados como sendo de duas naturezas:(i) teórica,isto é, do diagrama Modelo de Modelagem:relações entre idéias prévias e novos dados, expressões distintas de modelos, julgamento de modelos,(ii) metodológica: papel moderador da professora e trabalho em grupo.Com base na análise, verificou-se a pontecialidade do uso desse diagrama como alicerce no ensino fundamentado em modelagem.Os resultados dessa pesquisa suportam recomendações para o ensino de ligação química nos níveis médios e superior para futuras pesquisas, principalmente a necessidade de estudos similares no nível fundamental e de construção de instrumentos para avaliar o conhecimento em modelagem dos alunos. |
Subject: | Química Estudo e ensino Educação |
language: | Português |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/FAEC-84VKF7 |
Issue Date: | 14-Feb-2008 |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado |
Files in This Item:
File | Size | Format | |
---|---|---|---|
disserta__o_paula_mendonca.pdf | 2.08 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.