Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/FAEC-84VP3Q
Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: Ensino profissional na Polícia Militar de Minas Gerais: análise do efeito-professor no curso técnico em segurança pública
Autor(es): Helio Hiroshi Hamada
Primeiro Orientador: Luiz Alberto Oliveira Goncalves
Primeiro Coorientador: Jose Francisco Soares
Primeiro membro da banca : Francis Albert Cotta
Segundo membro da banca: Maria de Lourdes Rocha de Lima
Resumo: Os estudos relacionados ao efeito-professor ganham espaço na medida emque avançam as pesquisas de melhoramento escolar, destacando-se o professor como fator que faz a diferença no processo cognitivo quando observado em determinados contextos. Assim, sob este esporte teórico, a presente dissertação procurou identificar o efeito-professor no Curso Técnico em Segurança Pública da Polícia Militar de Minas Gerais, de modo a compreender os apsctos que envolvem a formação profssional de Segurança Pública. Os dados coletados forma submetidos a um tratamento estatístico de análise de variãncia e utilização de um modelo de regressão linear múltipla, sendo complementado pela análise qualitativa de modo a interpretar o fenômeno com maior profundidade. Os resultados da investigação mostraram claramente que existem diferenças de eficácia entre os professores. Foram identificados ainda procedimentos explicativos associados ao melhor desempenho no ensino, os quais podem ensejar o debate acerca de práticas de aprendizado utilizadas pelo corpo docente.
Abstract: The studies related to the teacher-efectivenes gain space in so far as the researches on schol improvement advance, highlighting the teacher as the factor that makes the difference in the cognitive process when observed in determined contexts. Thus, under this one theoretical support, the present dissertation tried to identify the effect-teacher in the Technical Course in Public Security of the Military Police of Minas Gerais, in order to understand the aspects that are involved in the formation of the professional of Public Security. The collected data were subjected to a statistical treatment of analysis of variance and use of a model of linear multiple regression, being complemented by the qualitative analysis so as to interpret the phenomenon in further depth. The results of the investigation showed clearly that there are differences of effectiveness between the teachers. They were still identified explicative factors associated to the best performance in the teaching, which can provide an opportunity for the discussion about practices of learning used by the teaching staff
Assunto: Segurança pública Minas Gerais
Educação
Ensino profissional Minas Gerais Polícia militar
Professores Pratica de ensino
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/FAEC-84VP3Q
Data do documento: 24-Out-2008
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
relatorio_disserta__o___helio_hiroshi_hamada.pdf1.85 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.