Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/FAEC-84XNCM
Tipo: Tese de Doutorado
Título: A Escrita virtual na adolescência: os blogs como um tratamento do real da puberdade, analisados a partir da função do romance
Autor(es): Nadia Laguardia de Lima
primer Tutor: Ana Lydia Bezerra Santiago
primer miembro del tribunal : Leny Magalhães Mrech
Segundo miembro del tribunal: Tania Coelho dos Santos
Tercer miembro del tribunal: Antonio Augusto Gomes Batista
Cuarto miembro del tribunal: Jesus Santiago
Resumen: O objetivo deste trabalho é investigar a função da escrita de blogs por adolescentes na contemporaneidade, apoiados por recursos teóricos da psicanálise e pela leitura de blogs. Para fazer essa reflexão, adotamos dois eixos norteadores. Um eixo que relaciona a escrita com a cultura e o outro que analisa a função da escrita no tempo da puberdade. Defendemos a hipótese de que o romance é o paradigma do diário íntimo. A puberdade é um tempo em que se dá o encontro com o real do sexo, promovendo um desatar do nó que amarra os três registros da realidade psíquica. A escrita de um romance familiar pode operar na construção do sintoma adolescente. Identificamos em nossas pesquisas três tipos de blogs de adolescentes, a partir da referência ao romance: como uma escrita de gozo; como uma escrita de si para si; e aquele que corresponde à escrita de um romance, como produto de um endereçamento a um outro, que faz laço social. Nas duas primeiras vertentes, não há o estabelecimento de um laço social, o que pode ser considerado como um resultado do discurso capitalista. E por último, na vertente onde há a produção de um personagem como o principal protagonista da própria história, promove-se uma mudança na posição do sujeito, que deixa de ser determinado pela história para ler essa determinação.
Abstract: The purpose of this work is to investigate the role of blog writing by adolescents in contemporary times, supported by theoretical psycho-analytical resources. In making such a reflection, our study has taken two guiding lines: the first relates writing to culture and the second analyzes the role of writing in puberty time. We sustain the hypothesis that intimate diaries have the novel as their paradigm. Puberty is a period in which one meets the reality of sex, promoting the unfastening of the knot that ties the three stages of psychic reality. The writing of a familiar novel can operate in the construction of the adolescent symptom. Our research identifies three kinds of blogs produced by teenagers, from a novel perspective: as a writing to achieve pleasure; as a writing practice by oneself; and the third type of blog writing which corresponds to a novel, as a product of acknowledgment to the other, allowing social bonds. The first two types do not establish a social link, which can be considered an outcome generated by the capitalist discourse, whereas the last type presents the production of a character as the main protagonist of his/her own story, promoting a change of the subject position so that one, rather than being determined by history, is able to read ones historical determination.
Asunto: Escrita Aspectos sociais
Educação
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/FAEC-84XNCM
Fecha del documento: 27-mar-2009
Aparece en las colecciones:Teses de Doutorado

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
n_dia_lagu_rdia_revis_vers_2003.pdf2.68 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.