Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/FAEC-84XNCM
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Ana Lydia Bezerra Santiagopt_BR
dc.contributor.referee1Leny Magalhães Mrechpt_BR
dc.contributor.referee2Tania Coelho dos Santospt_BR
dc.contributor.referee3Antonio Augusto Gomes Batistapt_BR
dc.contributor.referee4Jesus Santiagopt_BR
dc.creatorNadia Laguardia de Limapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-11T10:49:01Z-
dc.date.available2019-08-11T10:49:01Z-
dc.date.issued2009-03-27pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/FAEC-84XNCM-
dc.description.abstractThe purpose of this work is to investigate the role of blog writing by adolescents in contemporary times, supported by theoretical psycho-analytical resources. In making such a reflection, our study has taken two guiding lines: the first relates writing to culture and the second analyzes the role of writing in puberty time. We sustain the hypothesis that intimate diaries have the novel as their paradigm. Puberty is a period in which one meets the reality of sex, promoting the unfastening of the knot that ties the three stages of psychic reality. The writing of a familiar novel can operate in the construction of the adolescent symptom. Our research identifies three kinds of blogs produced by teenagers, from a novel perspective: as a writing to achieve pleasure; as a writing practice by oneself; and the third type of blog writing which corresponds to a novel, as a product of acknowledgment to the other, allowing social bonds. The first two types do not establish a social link, which can be considered an outcome generated by the capitalist discourse, whereas the last type presents the production of a character as the main protagonist of his/her own story, promoting a change of the subject position so that one, rather than being determined by history, is able to read ones historical determination.pt_BR
dc.description.resumoO objetivo deste trabalho é investigar a função da escrita de blogs por adolescentes na contemporaneidade, apoiados por recursos teóricos da psicanálise e pela leitura de blogs. Para fazer essa reflexão, adotamos dois eixos norteadores. Um eixo que relaciona a escrita com a cultura e o outro que analisa a função da escrita no tempo da puberdade. Defendemos a hipótese de que o romance é o paradigma do diário íntimo. A puberdade é um tempo em que se dá o encontro com o real do sexo, promovendo um desatar do nó que amarra os três registros da realidade psíquica. A escrita de um romance familiar pode operar na construção do sintoma adolescente. Identificamos em nossas pesquisas três tipos de blogs de adolescentes, a partir da referência ao romance: como uma escrita de gozo; como uma escrita de si para si; e aquele que corresponde à escrita de um romance, como produto de um endereçamento a um outro, que faz laço social. Nas duas primeiras vertentes, não há o estabelecimento de um laço social, o que pode ser considerado como um resultado do discurso capitalista. E por último, na vertente onde há a produção de um personagem como o principal protagonista da própria história, promove-se uma mudança na posição do sujeito, que deixa de ser determinado pela história para ler essa determinação.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectBlogspt_BR
dc.subjectRomancept_BR
dc.subjectEscritapt_BR
dc.subjectAdolescênciapt_BR
dc.subject.otherEscrita Aspectos sociaispt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.titleA Escrita virtual na adolescência: os blogs como um tratamento do real da puberdade, analisados a partir da função do romancept_BR
dc.typeTese de Doutoradopt_BR
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
n_dia_lagu_rdia_revis_vers_2003.pdf2.68 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.