Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/FAEC-84XNRX
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Rosemary Dore Heijmanspt_BR
dc.contributor.advisor-co1Priscila Augusta Limapt_BR
dc.contributor.referee1Ubiratan Garcia Vieirapt_BR
dc.contributor.referee2Regina Helena de Freitas Campospt_BR
dc.creatorAndrea Morato Monteiro Fernandespt_BR
dc.date.accessioned2019-08-10T01:08:44Z-
dc.date.available2019-08-10T01:08:44Z-
dc.date.issued2008-09-05pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/FAEC-84XNRX-
dc.description.abstractLa recherche a eu pour objet les rapports entre le processus de démocratisation de lécole publique, limplantation du programme de lÉcole Nouvelle et la constitution de lÉducation Spécialisée pour les handicapés dans létat de Minas Gerais dans les années trente, comme système denseignement parallèle à celui de léducation commune. Notre investigation, du point de vue méthodologique, a été réalisée au moyen dune recherche bibliographique, divisée en deux étapes : analyse théorique dans laquelle nous avons utilisé les concepts dhégémonie et de transformisme ou révolution passive ; et analyse empirique, dans laquelle nous avons analysé la diffusion du programme de lÉcole Nouvelle au Brésil et dans le Minas Gerais. À travers cette étude, il a été possible de comprendre pourquoi la démocratisation de lécole et limplantation du programme de lÉcole Nouvelle dans les années trente na pas représenté lélimination de mesures de sélection. Il a aussi été permis de comprendre les spécificités et contradictions du mouvement «École Nouvelle» au Brésil et dans le Minas Gerais qui ont donné lieu à la constitution de lÉducation Spécialisée comme système parallèle denseignement. Nous considérons que cette analyse peut nous aider à comprendre quelques aspects de la politique dInclusion Scolaire dans lactualité.pt_BR
dc.description.resumoA pesquisa teve por objeto de estudo as relações entre o processo de democratização da escola pública, a implantação do programa da escola nova e a constituição da Educação Especial para os excepcionais em Minas Gerais na década de trinta, como sistema de ensino paralelo ao da educação comum. Nossa investigação, do ponto de vista metodológico, foi feita por meio de uma pesquisa bibliográfica, dividida em duas etapas: análise teórica, na qual utilizamos os conceitos de hegemonia e transformismo ou revolução passiva; e análise empírica, na qual analisamos a difusão do programa da escola nova no Brasil e em Minas Gerais. Por meio deste estudo foi possível compreender porque a democratização da escola e a implantação do programa da escola nova na década de trinta, não significou a eliminação de medidas de seleção. Possibilitou ainda compreender as especificidades e contradições do movimento escolanovista no Brasil e em Minas Gerais que resultaram na constituição da Educação Especial como sistema paralelo de ensino. Consideramos que esta análise pode nos auxiliar a compreender alguns aspectos da política de inclusão escolar na atualidade.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEscola novapt_BR
dc.subjectDemocratização do ensinopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.subject.otherEscola novapt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherEducação especial  pt_BR
dc.subject.otherInclusão social  pt_BR
dc.titleA constituição da educação especial destinada aos excepcionais no sistema público de ensino do Estado de Minas Gerais na década de 1930pt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
1000000723.pdf28.06 kBAdobe PDFView/Open
andrea_morato.pdf304.41 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.