Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/FAEC-84YHBV
Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: Educação musical escolar: O canto orfeônico na Escola Normal de Belo Horizonte (1934-1971)
Autor(es): Ismael Krishna de Andrade Neiva
Primeiro Orientador: Cynthia Greive Veiga
Primeiro membro da banca : Flavio Couto e Silva de Oliveira
Segundo membro da banca: Thais Nivia de Lima e Fonseca
Resumo: Este trabalho investigou a implantação e a consolidação do Canto Orfeônico enquanto modalidade de educação musical na Escola Normal de Belo Horizonte, atual Instituto de Educação de Minas Gerais, no período compreendido entre 1934 e 1971. Procurou-se analisar as permanências e rupturas presentes nos argumentos acerca da educação musical escolar e, mais especificamente, do canto orfeônico em artigos publicados em periódicos, em bibliografia de referência e em anotações e registros escolares. A pesquisa demonstrou a relação entre a educação musical e os ideais civilizadores e estéticos presentes na pedagogia romântica do século XIX e entre a educação musical escolar do início do século XX e a corrente dos músicos nacionalistas brasileiros. A pesquisa documental realizada na antiga Escola Normal de Belo Horizonte permitiu analisar a prática cotidiana do canto orfeônico e a conseqüente formação docente voltada para o canto escolar.
Abstract: This study addressed the settlement of Orfpheonic Singing as a musical education modality in the period between 1934 e 1971 at Escola Normal of Belo Horizonte, now called Instituto de Educação de Minas Gerais. Permanencies and disruptions on the discourse about school musical education and, in particular, about the education modality of Orfpheonic singing were analyzed though the examination of articles published on journals, reference bibliography and on school records. The research brought out evidences of the relationship between musical education and enlightening and esthetic ideals existent on romantic pedagogy of XIX century, as well as the relationship between music teaching carried by educational institutions of the beginning of XX century and the Brazilian school of nationalist musicians. Documental research done at former Escola Normal of Belo Horizonte allowed the analysis of daily practice of orfpheonic singing and consequent formation of teachers to school singing.
Assunto: Educação
Educação musical
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/FAEC-84YHBV
Data do documento: 5-Dez-2008
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
disserta__o_ismael.pdf6.23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.