Contextualização no ensino de Física: efeitos sobre a evolução do entendimento dos estudantes
Carregando...
Arquivos
Data
Autor(es)
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Federal de Minas Gerais
Descrição
Tipo
Tese de doutorado
Título alternativo
Primeiro orientador
Membros da banca
Antonio Tarciso Borges
Cristiano Mauro Assis Gomes
Adriana Gomes Dickman
Deise Miranda Vianna
José André Peres Angotti
Cristiano Mauro Assis Gomes
Adriana Gomes Dickman
Deise Miranda Vianna
José André Peres Angotti
Resumo
A presente pesquisa tem como foco a evolução do entendimento de estudantes do primeiro e terceiro anos do Ensino Médio sobre conteúdos de natureza científico-escolar e tecnológica. O objetivo foi identificar se houve progresso de entendimento quando feita uma intervenção educacional a partir do estudo de uma Unidade Temática sobre o funcionamento da televisão. Procuramos verificar os fatores que influenciaram na aprendizagem, tais como a maturidade, familiaridade com o tema e foco de estudo. Interpretamos o progresso em termos da exposição do entendimento nas tarefas realizadas durante a aplicação do material. Utilizamos métodos qualitativos e quantitativos para análise dos nossos dados, que consistiram em gravações de áudio, anotações de caderno de bordo e relatos escritos. Verificamos que houve aprendizagem em relação aos conteúdos abordados. Os alunos que participaram da pesquisa apresentaram padrões diferenciados de aprendizagem. Verificamos ainda que o tipo de abordagem favoreceu mais o aumento do entendimento de conteúdos tecnológicos do que escolares, e a influência da hibridização foi maior também para os conceitos tecnológicos, se apresentando mais restrita para os conceitos escolares.
Abstract
Assunto
Educação, Física Estudo e ensino (Segundo grau)
Palavras-chave
Educação, Ensino de física, Estudantes