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http://hdl.handle.net/1843/FAEC-854HK6
Tipo: | Dissertação de Mestrado |
Título: | Relações entre conhecimentos matemátcos escolares e conhecimentos do cotidiano forjadas na constituição de práticas de numeramento na sala de aula da educação de jovens e adultos |
Autor(es): | Viviane Ribeiro de Souza Cabral |
primer Tutor: | Maria da Conceicao F Reis Fonseca |
primer miembro del tribunal : | Alexandrina Monteiro |
Segundo miembro del tribunal: | Maria Amelia Gomes de C Giovanetti |
Tercer miembro del tribunal: | Maria Laura Magalhaes Gomes |
Resumen: | Neste estudo, analisamos relações estabelecidas pelos alunos e pelas alunas da Educação de Jovens e Adultos (EJA) entre conhecimentos matemáticos veiculados pela escola e aqueles que se forjam em instâncias diversas da vida social. Tais relações são flagradas nas (e reconhecidas como constituintes das) práticas de numeramento mobilizadas em interações discursivas das situações de ensino-aprendizagem escolares. Inspirado na obra de Paulo Freire e buscando subsídios em reflexões produzidas em estudos que adotam uma Abordagem Etnomatemática, o desenvolvimento desta investigação obrigou-nos a abandonar a expressão conhecimento prévio e a adotar a perspectiva de conhecimento como construção social, fruto dos diálogos, por vezes conflituosos, por vezes conciliadores, entre modos de conhecer. |
Abstract: | In this study, we analyzed the relations established by students in Adult and Youth Education (EJA) between mathematical knowledge taught by the school and the knowledge they acquire in other areas of their lives. These relations can be seen (and recognized as constituent parts of) numeracy practices used in discursive interactions in school teaching-learning situations. Inspired by the work of Paulo Freire, and based on the conclusions drawn in studies that adopt an Ethnomathetical approach, the development of this research led us to abandon the expression prior knowledge and to adopt the perspective of knowledge as a social construction, the fruit of dialogue, which is at times rowdy, other times conciliatory, between modes of knowledge. |
Asunto: | Educação Educação de adultos |
Idioma: | Português |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/FAEC-854HK6 |
Fecha del documento: | 24-ago-2007 |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado |
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