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Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: Uma experiência de (trans)formação de uma professora de matemática: análise de um trabalho colaborativo
Autor(es): Alex Jordane de Oliveira
primer Tutor: Jussara de Loiola Araujo
primer miembro del tribunal : Ana Cristina Ferreira
Segundo miembro del tribunal: Samira Zaidan
Tercer miembro del tribunal: Ines Assuncao de Castro Teixeira
Resumen: Nesta pesquisa, investiguei o processo de (trans)formação experienciado por uma professora de Matemática em um trabalho colaborativo. Entendo experi encia como algo que nos passa, que nos acontece, que nos toca. Nãoo o que passa, acontece ou toca. Para vivenciar uma experi encia, o sujeito se ex-p oe, se abre para uma viagem que não tem começo nem m. A experiência e formativa e transformadora e a (trans)formação e, dessa forma, um caminhar para a mudança e, ao mesmo tempo, um processo de formação e de desenvolvimento prossional. A abordagem metodológica adotada e qualitativa e a coleta de dados se deu durante um trabalho colaborativo desenvolvido por mim e pela professora. Os instrumentos de coleta utilizados foram entrevistas com a professora, memorial prossional escrito por ela, mensagens eletrônicas, reuniões que realizamos ao longo de cinco meses e observações de suas aulas. Durante o trabalho colaborativo, dedicamos um tempo inicial ao estudo e discussões te oricas acerca de investigações matemáticas em sala de aula. Em outra fase do trabalho, planejamos, executamos e avaliamos atividades de investigação matemática na sala de aula da professora. A análise dos dados foi realizada de forma indutiva e indicou cinco fatores que contribu ram para o processo de (trans)formação experienciado pela professora. Os dois primeiros dizem respeito aos desejos da professora. O desejo de mudar, vinculado ao desenvolvimento prossional, e o desejo de partilhar, vinculado ao trabalho colaborativo. Os demais fatores referem-se a segurança da professora em realizar as atividades de investigação. Ela se sentiu mais segura à medida que teve o apoio de outro professor de Matemática no desenvolvimento das atividades, quando teve um espaço para a discussão teórica sobre investigação e, nalmente, ela pôde comprovar, empiricamente, a viabilidade do uso de atividades investigativas emsua sala de aula.
Abstract: In this research, I investigated the process of (trans)formation experienced by a mathematics teacher in a collaborative work. By experience, I mean something that goes through us, which happens to us and touches us. It is not something that just goes through, happens or touches. To live an experience, the subject ex-poses and opens himself to a journey without beginning or ending. The experience is formative and transformative. In this way, (trans)formation is a movement towards changing and, at the same time, a process of formation and professional de- velopment. The methodology approach was qualitative and the data were collected throughout a collaborative work stablished by the teacher and myself. Data sources were: audio recorded interviews wich I conducted with the teacher; an academic memoirs written by the teacher; electronic mails exchanged between us; meetings that we held for ve months; and classes observations carried by myself. During the collaborative work, we rst studied theoretical dis- cussions on mathematics investigations in the classroom set. In a further stage, we planned, conducted and evaluated mathematics investigation activities in the teacher classes. The data analysis was inductive. It indicated ve factors which contributed to the (trans)formation pro- cess experienced by the teacher. The rst two were related to the teacher desires. The desire of changing, related to the professional development, and the desire of sharing, related to the collaborative work. The other factors have to do with the condence to conduct investigation activities in a classroom. She felt more condent because she had the support of another mathe- matics teacher in the development of the activities, since there was an opportunity for her to discuss mathematics investigation theory and, nally, she was able to prove, empirically, the viability to use mathematics investigation in the classroom.
Asunto: Educação
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/FAEC-854QUY
Fecha del documento: 6-ago-2007
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