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dc.contributor.advisor1Jussara de Loiola Araujopt_BR
dc.contributor.referee1Ana Cristina Ferreirapt_BR
dc.contributor.referee2Samira Zaidanpt_BR
dc.contributor.referee3Ines Assuncao de Castro Teixeirapt_BR
dc.creatorAlex Jordane de Oliveirapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-11T22:48:25Z-
dc.date.available2019-08-11T22:48:25Z-
dc.date.issued2007-08-06pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/FAEC-854QUY-
dc.description.abstractIn this research, I investigated the process of (trans)formation experienced by a mathematics teacher in a collaborative work. By experience, I mean something that goes through us, which happens to us and touches us. It is not something that just goes through, happens or touches. To live an experience, the subject ex-poses and opens himself to a journey without beginning or ending. The experience is formative and transformative. In this way, (trans)formation is a movement towards changing and, at the same time, a process of formation and professional de- velopment. The methodology approach was qualitative and the data were collected throughout a collaborative work stablished by the teacher and myself. Data sources were: audio recorded interviews wich I conducted with the teacher; an academic memoirs written by the teacher; electronic mails exchanged between us; meetings that we held for ve months; and classes observations carried by myself. During the collaborative work, we rst studied theoretical dis- cussions on mathematics investigations in the classroom set. In a further stage, we planned, conducted and evaluated mathematics investigation activities in the teacher classes. The data analysis was inductive. It indicated ve factors which contributed to the (trans)formation pro- cess experienced by the teacher. The rst two were related to the teacher desires. The desire of changing, related to the professional development, and the desire of sharing, related to the collaborative work. The other factors have to do with the condence to conduct investigation activities in a classroom. She felt more condent because she had the support of another mathe- matics teacher in the development of the activities, since there was an opportunity for her to discuss mathematics investigation theory and, nally, she was able to prove, empirically, the viability to use mathematics investigation in the classroom.pt_BR
dc.description.resumoNesta pesquisa, investiguei o processo de (trans)formação experienciado por uma professora de Matemática em um trabalho colaborativo. Entendo experi encia como algo que nos passa, que nos acontece, que nos toca. Nãoo o que passa, acontece ou toca. Para vivenciar uma experi encia, o sujeito se ex-p oe, se abre para uma viagem que não tem começo nem m. A experiência e formativa e transformadora e a (trans)formação e, dessa forma, um caminhar para a mudança e, ao mesmo tempo, um processo de formação e de desenvolvimento prossional. A abordagem metodológica adotada e qualitativa e a coleta de dados se deu durante um trabalho colaborativo desenvolvido por mim e pela professora. Os instrumentos de coleta utilizados foram entrevistas com a professora, memorial prossional escrito por ela, mensagens eletrônicas, reuniões que realizamos ao longo de cinco meses e observações de suas aulas. Durante o trabalho colaborativo, dedicamos um tempo inicial ao estudo e discussões te oricas acerca de investigações matemáticas em sala de aula. Em outra fase do trabalho, planejamos, executamos e avaliamos atividades de investigação matemática na sala de aula da professora. A análise dos dados foi realizada de forma indutiva e indicou cinco fatores que contribu ram para o processo de (trans)formação experienciado pela professora. Os dois primeiros dizem respeito aos desejos da professora. O desejo de mudar, vinculado ao desenvolvimento prossional, e o desejo de partilhar, vinculado ao trabalho colaborativo. Os demais fatores referem-se a segurança da professora em realizar as atividades de investigação. Ela se sentiu mais segura à medida que teve o apoio de outro professor de Matemática no desenvolvimento das atividades, quando teve um espaço para a discussão teórica sobre investigação e, nalmente, ela pôde comprovar, empiricamente, a viabilidade do uso de atividades investigativas emsua sala de aula.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectColaboraçãopt_BR
dc.subjectEducação matemáticapt_BR
dc.subjectInvestigações matemáticaspt_BR
dc.subjectExperiênciapt_BR
dc.subject(Trans)formação ao docentept_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.titleUma experiência de (trans)formação de uma professora de matemática: análise de um trabalho colaborativopt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
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