Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/FAEC-857N3U
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Oto Neri Borgespt_BR
dc.contributor.referee1Maria Regina Dubeux Kawamurapt_BR
dc.contributor.referee2Orlando Gomes de Aguiar Juniorpt_BR
dc.creatorAmanda Amantes Neiva Ribeiropt_BR
dc.date.accessioned2019-08-14T19:52:07Z-
dc.date.available2019-08-14T19:52:07Z-
dc.date.issued2005-02-03pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/FAEC-857N3U-
dc.description.resumoA pesquisa relatada se refere ao entendimento de alunos do ensino médio a respeito de dois conceitos: Movimento Relativo e Sistema de Referência. O objetivo principal é se deter nos aspectos inerentes à aprendizagem de conceitos mais teóricos, com os quais lida a Ciência em geral. Partindo do pressuposto que os alunos sabem fazer mais do que dizer, investigamos o entendimento dos mesmos em termos de performances específicas na solução de problemas e em termos da capacidade em explicitar a concepção. Constatamos que os estudantes em geral conseguem lidar facilmente com os conceitos abordados quando resolvem questões de interpretação, mas têm menos sucesso quando solicitados a verbalizar seu entendimento. Interpretamos nossos dados usando o modelo SOLO, de inspiração neo-piagetiana, através do qual categorizamos as respostas dos estudantes. Nossos resultados apontam que o pensamento da maioria dos alunos se encontra no patamar concreto, sendo que poucos atingiram uma concepção sobre Movimento Relativo e Sistema de Referência próxima da científica (nível formal). Verificamos também que os alunos em contato com o tema em diferentes fases do Ensino Médio demonstraram um entendimento mais consistente, em termos de habilidades, além de terem maior expressividade no patamar formal de pensamento. Esse resultado sugere que abordagens curriculares recursivas podem ajudar a entender conceitos mais teóricos e elusivos.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMovimento Relativo e Sistema de Referênciapt_BR
dc.subject.otherSaberes da docênciapt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherEstudantes e educação Brasilpt_BR
dc.subject.otherProficiência oral e escritapt_BR
dc.titleO Entendimento de estudantes do ensino médio sobre sistema de referência em movimento relativopt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
disserta__o_amanda.pdf1.4 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.