Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/FAEC-857N3U
Type: Dissertação de Mestrado
Title: O Entendimento de estudantes do ensino médio sobre sistema de referência em movimento relativo
Authors: Amanda Amantes Neiva Ribeiro
First Advisor: Oto Neri Borges
First Referee: Maria Regina Dubeux Kawamura
Second Referee: Orlando Gomes de Aguiar Junior
Abstract: A pesquisa relatada se refere ao entendimento de alunos do ensino médio a respeito de dois conceitos: Movimento Relativo e Sistema de Referência. O objetivo principal é se deter nos aspectos inerentes à aprendizagem de conceitos mais teóricos, com os quais lida a Ciência em geral. Partindo do pressuposto que os alunos sabem fazer mais do que dizer, investigamos o entendimento dos mesmos em termos de performances específicas na solução de problemas e em termos da capacidade em explicitar a concepção. Constatamos que os estudantes em geral conseguem lidar facilmente com os conceitos abordados quando resolvem questões de interpretação, mas têm menos sucesso quando solicitados a verbalizar seu entendimento. Interpretamos nossos dados usando o modelo SOLO, de inspiração neo-piagetiana, através do qual categorizamos as respostas dos estudantes. Nossos resultados apontam que o pensamento da maioria dos alunos se encontra no patamar concreto, sendo que poucos atingiram uma concepção sobre Movimento Relativo e Sistema de Referência próxima da científica (nível formal). Verificamos também que os alunos em contato com o tema em diferentes fases do Ensino Médio demonstraram um entendimento mais consistente, em termos de habilidades, além de terem maior expressividade no patamar formal de pensamento. Esse resultado sugere que abordagens curriculares recursivas podem ajudar a entender conceitos mais teóricos e elusivos.
Subject: Saberes da docência
Educação
Estudantes e educação Brasil
Proficiência oral e escrita
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/FAEC-857N3U
Issue Date: 3-Feb-2005
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
disserta__o_amanda.pdf1.4 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.