Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/FAEC-858P9M
Tipo: Tese de Doutorado
Título: Violência escolar: uma das manifestações contemporâneas do fracasso escolar
Autor(es): Renata Nunes Vasconcelos
Primeiro Orientador: Ana Lydia Bezerra Santiago
Primeiro membro da banca : Angelina Harari
Segundo membro da banca: Marilia Pontes Sposito
Terceiro membro da banca: Marcelo Ricardo Pereira
Quarto membro da banca: Luiz Alberto Oliveira Goncalves
Resumo: Este trabalho tem como referencial teórico a psicanálise e procura investigar a violência escolar como um novo sintoma do fracasso escolar. Para isso investiga uma experiência de educação de jovens na cidade de Belo Horizonte, que fracassa pelas manifestações de violência desencadeadas por eles. A experiência é considerada inovadora pela política pública educacional destinada aos jovens, por afirmar a educação como direito em tempo integral, mas fracassa na sua função de transmissão. A partir da oferta da palavra aos jovens alunos dessa escola pública, localizada numa área de vulnerabilidade social, utilizando o dispositivo da conversação, procuramos aprender com esse jovem aluno, o que eles tema dizer sobre essa situação. Utilizando da concepção de sintoma, como uma manifestação que fala do mal-estar do sujeito em relação à cultura de seu tempo, o trabalho procurou localizar os pontos de condensação desse mal-estar nas conversações. A conversação foi feita com aqueles que ninguém quer conversar: os bagunceiros, os violentos, os desordeiros. Alunos que não participam de gangues e nem tem envolvimento com o tráfico de drogas, mas que cometiam os atos de violência. O trabalho mostra que o jovem recusa o discurso da carência, da vulnerabilidade e do favelado. Recusa pelos seus atos, um projeto educativo que reforça as identificações recebidas no social, que falam deles como bandidos, favelados e vagabundos. Comprova que o desejo dos mesmos era por uma escola que cumprisse a sua função de ensiná-los e servisse como espaço de apoio nesse tempo da vida em que o real do sexo é desagregador do sujeito. Para as políticas públicas demonstra que o excesso de saber segrega o sujeito dos projetos educativos direcionados aos jovens.
Abstract: This work has as theorist reference the psichoanalysis and call to investigate the school violence as a new symptom of student failure. For this investigate the education experience between young in the city of Belo Horizonte, which failure for the own violence manifestation. The experience is considered innovator for educational public politician dedicate to young, for affirm the education as a law in integral time but failure in your function of transmission. As from offer of world the young students this public school, localized in area of social vulnerability, utilizing conversation mechanism, we sought to learn with this young student , which they have to tell about this situation. Utilizing the symptom of conception, as a manifestation that talks about subject indisposition in reporting a culture of your time, the work sought to locate the points of condensation this indisposition during the conversations. The conversation was made with people that nobody want to talk: the hooligans , the impetuous, the riotous. Students that doesnt involve with gangs and drug traffic, but commit violen acts. The work show us that the young refusal the necessity speech, of vulnerability and of dweller in a slum. Refusal for own acts a educational project that intensify the identification received in social, that speak of them like bandit , dweller in a slum and runabout. Show us that their wish was for a school which satisfy the function of teach them and was a space of support in this times of life in that real sexy is a of subject. For the public politician demonstrates that the excess of knowledge segregates the subject of the educational projects in the way of young.
Assunto: Sociologia educacional
Violência escolar
Educação
Disciplina escolar
Fracasso escolar
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/FAEC-858P9M
Data do documento: 25-Fev-2010
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_final_renata_vasconcelos.pdf13.87 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.