Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/FAEC-85CPAD
Type: Dissertação de Mestrado
Title: A identidade das licenciaturas na área de música: múltiplos olhares sobre a formação do professor
Authors: Nair Aparecida Odrigues Pires
First Advisor: Angela Imaculada L de F Dalben
First Referee: Margarete Arroyo
Second Referee: Ana Lucia Amaral
Abstract: O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre a identidade das licenciaturas na área de Música, e para tanto, toma como objeto de estudo seis cursos de Licenciatura no Estado de Minas Gerais. A partir da perspectiva de investigação qualitativa, foram utilizados três instrumentos de coleta de dados: a análise documental, o Grupo Focal e a entrevista semi- estruturada. A análise documental utilizou os projetos político-pedagógicos dos cursos selecionados, além de alguns documentos oficiais que regulamentam o ensino da Música nas escolas públicas. Diante desse estudo, constatou-se que a multiplicidade, sob vários aspectos, tem caracterizado a área de Arte em geral, e da Música em especial. A partir da década de 60, com base no princípio de integração, a área de Arte passa a compor múltiplas linguagens artísticas, traduzindo-se em práticas pedagógicas polivalentes, que se tornam presentes no interior das escolas de educação básica e nos cursos de formação de professores de Música. De acordo com a legislação oficial, a área de Arte passa a ser associada à nomenclatura diversificada, ocupando múltiplos lugares nos currículos escolares. Percebe-se, também, a existência da pluralidade de nomes para os cursos de licenciatura na área de Música, o que tem implicado diferentes concepções de formação de professor de Música. A partir da análise dos projetos dos cursos selecionados, observa-se que, de maneira geral, os cursos têm adotado soluções formalistas, traduzindo-se em reformas curriculares realizadas a partir de estímulos externos aos cursos, como, por exemplo, as determinações legais. Percebe-se a pouca clareza das instituições de ensino superior com relação aos parâmetros a serem adotados na formação do professor de Música, a falta de um referencial teórico explícito e articulado, servindo de base à construção das propostas pedagógicas dos cursos mineiros, além da ausência de um processo de construção coletiva, com base em diagnósticos da realidade escolar. Entretanto, verifica-se a valorização da pesquisa, que está sendo incorporada pelos cursos mineiros como elemento fundamental na formação do professor de Música. O Grupo Focal, realizado com os coordenadores dos cursos de Licenciatura, traz algumas reflexões fundamentais para as licenciaturas na área de Música. A fala dos professores revela a presença da concepção de licenciatura como curso importante nas instituições próximas aos Conservatórios de Música e naquelas que oferecem apenas o curso de licenciatura. Percebe-se, ambém, que os cursos contemplam, prioritariamente, dois tipos de mercado de trabalho a escola de educação básica e os Conservatórios de Música. A distinção entre a formação do professor de Música para esses espaços situa-se na formação instrumental, e tem suas bases na dicotomia existente entre o músico-instrumentista (o bacharel) e o professor (o licenciado). Por outro lado, verifica-se a ausência de uma relação dialética entre a formação do professor e seus espaços de atuação, o que se reflete na formação das competências necessárias à atuação profissional. A entrevista realizada na Superintendência de Educação da Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais revela a manutenção da concepção de polivalência nesse órgão oficial, o que tem efletido nos concursos públicos estaduais para professores na área de Artes e nas práticas pedagógicas no interior das escolas. Esse fato, aliado à diversidade de nomes para os cursos de icenciatura na área de Música, tem implicado a hierarquização dos cursos, privilegiando-se os profissionais formados dentro dos cursos de Licenciatura em Educação Artística, com ênfase na ormação polivalente.
Abstract: This paper reflects about the identity of licentiation in the field of Music, using six licentiation courses in the State of Minas Gerais as study material. From the perspective of a quality investigation, it uses three instruments to collect data: a documentation analysis, the Focus Group and the structured interview. The documentation analysis used the policies and pedagogical projects of the selected courses and some documentation which regulates music teaching in public schools. This study showed that multiplicity has characterized the area of Arts, specially Music. From the sixties on, based on the integration principle, Arts have produced several artistic languages which have become useful pedagogical practices, found in elementary schools and in the Music teacher education colleges. According to the legislation, the area of Arts starts to be associated to different nomenclatures and positions in the school curricula. Besides this, there is a plurality of names for music licentiation courses which produces different conceptions to graduate music professors. The analysis of projects from the selected courses shows that these courses have adopted formal solutions, causing curriculum changes by external stimulation, like some legal policies. The college institutions seem not to be sure about the references used to train music professors. There is not an explicit and clear theoretical reference to serve as base of pedagogical proposals for the courses. There is no process of construction in group based on the diagnosis of school reality. On the other hand, research has been recognized as such a lot of importance that it has been incorporated as fundamental in music professor training in Minas Gerais. The Focus Group, carried out with the coordinators of the selected courses, raises some essencial reflections for music licentiation. Professorsspeech reveals the conception of licentiation as an important course in the institutions near the conservatories and those which offer only licentiate course. Also, the courses priorize two kinds of education establishment elementary schools and music conservatories. The distinction of professors training for these workplaces is based on instrumental education because there is a dichotomy between the instrumentalist (bachelor) and the professor (licentiate). However, there isnt a dialectical relation between professor education courses and the workplaces. It reflects on the production of competences which are necessary for the professional performance. The interview was carried out in the Education Superintendence of Education State Office and reveals the maintenance of multipurpose conception. It reflects on public contests for Arts teachers and in the pedagogical practices at schools. This fact and the variety of names for music licentiation implies the hierarchy of courses and priorizes the professionals graduated in Arts with emphasis on the multipurpose education.
Subject: Educação
Professores Formação
Educação de adultos
Música Estudo e ensino
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/FAEC-85CPAD
Issue Date: 3-Oct-2003
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
disserta__o_parte_i.pdf35.73 kBAdobe PDFView/Open
disserta__o_parte_ii.pdf836.08 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.