Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/FAEC-85DHR3
Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: Produzindo autores: conexões entre interação e autoria na produção de textos em sala de aula
Autor(es): Simone Farias Pereira
Primeiro Orientador: Maria Lucia Castanheira
Primeiro Coorientador: Aracy Alves Martins Evangelista
Primeiro membro da banca : Maria da graça Costa Val
Segundo membro da banca: Ceris Salete Ribas da Silva
Resumo: Este estudo tem como objetivo analisar as condições de produção de textos em sala de aula e sua relação com a construção da autoria. Ele tem por fundamento a concepção de textos como produções orais e escritas que adquirem seu sentido numa situação de interlocução. Apóia-se, ainda, numa perspectiva sociocultural de aprendizagem, que concebe a sala de aula como um espaço propiciador da participação dos sujeitos na construção de conhecimentos. Através da adoção de uma perspectiva etnográfica de pesquisa, foram feitas observações das aulas de uma turma de 4ª série do Ensino Fundamental, da rede pública estadual. A análise se baseou em diálogos orais estabelecidos pelos integrantes da turma e nos textos escritos pelos alunos durante um semestre escolar. Como resultado, apresenta-se a descrição da rotina da turma, que possibilitou a identificação dos significados das ações construídas na interação entre os sujeitos e, com relação à autoria, a identificação das características atribuídas ao autor pelos membros do grupo. Esses resultados podem gerar mudanças na própria formação de educadores ao demonstrar que a análise das práticas discursivas efetivadas em salas de aula fornece pistas para a compreensão da assunção da autoria pelos alunos, nos textos que produzem.
Abstract: This research has as main objective to analyse text production conditions in classroom and its correlation to authorship construction. It has as basis texts conception such as oral and written production which acquires its meaning through interaction context. It basis itself in a social and cultural background of apprenticeship which places the classroom as the providing environment of individuals participation in their knowledge development. Through the adoption of an ethnographic approach research, a year-four-primary-class of an estate school was observed. This analysis was based on oral dialogues established by the class and also in the written work produced by the students throughout the semester. As an outcome, a description of the class routine is presented, which made possible to identify the meaning of constructed actions with the interaction between individuals, and as in relation to the authorship, the identification of given characteristics to its author by the group members. These outcomes may bring changes to the process of teachers developments, once it demonstrates that these discursive practice analyses taken in class provide clues to comprehension assumption of students authorship and in their produced texts.
Assunto: Professores Formação profissional 
Educação
Escrita
Salas de aula
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/FAEC-85DHR3
Data do documento: 19-Dez-2003
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
disserta__o_simone.pdf1.35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.