Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/FAEC-85EQPU
Type: Dissertação de Mestrado
Title: Rapazes em situação de investigação: microanálise etnográfica de aulas de física
Authors: Josimeire Meneses Julio
First Advisor: Arnaldo de Moura Vaz da Silva
First Referee: Maria Regina Dubeux Kawamura
Second Referee: Luiz Alberto Oliveira Goncalves
Third Referee: Antonio Tarciso Borges
Abstract: Investigaram-se características predominantes nas interações de rapazes em situações de aprendizagem em física vivenciadas por alunos e alunas de ensino médio e sua interferência na aprendizagem. Acompanharam-se aulas de física em duas turmas da primeira série de uma escola pública federal ao longo de um semestre. Inspirou-se o acompanhamento das aulas em observação etnográfica com registro de notas em caderno de campo onde descreveu-se o desenvolvimento das aulas e as principais interações dos alunos e alunas entre si e dos alunos e alunas com o professor. Apresentam-se os resultados a partir de uma microanálise etnográfica de um conjunto de seis aulas nas quais os alunos e alunas, em grupos, participaram de uma atividade de investigação que faz parte do programa de ensino da escola. Filmaram-se as aulas com duas câmeras de vídeo dispostas em locais diferentes na sala de aula e gravaram-se as conversas nos grupos. Ao todo participaram oito grupos em cada turma. Analisaram-se todas as gravações da mesma forma nas duas turmas, entretanto apresentam-se os resultados e análise obtidos em apenas uma delas. Utilizaram-se mapas de eventos para examinarem-se as gravações levando-se em conta as interações dos alunos: entre si dentro do grupo; com outros grupos; com o professor; com as tarefas que deveriam realizar; com a Física. Optou-se por apresentar os resultados na forma de uma descrição analítica densa, levando-se em consideração gestos, expressões faciais, tom de voz, entre outros, a partir de um detalhamento criterioso das interações envolvidas na situação de aprendizagem. Centrou-se a análise nas interações que ocorriam predominantemente entre os rapazes, as interações entre as moças foram utilizadas como contraponto. Conclui-se que as masculinidades destacadas mobilizam-se em torno do estímulo diante situações desafiadoras e de competição, disputas de poder dentro dos grupos, curiosidade pelo domínio de um fenômeno natural, desafio às regras estabelecidas na condução da atividade. Esses fatores articulam-se de maneiras diferentes, não ocorrem simultaneamente nem durante todo o tempo, nem da mesma forma para todos os rapazes. Dentre as implicações do estudo destaca-se a necessidade de se levar em consideração manifestações de masculinidades que possam comprometer o desenvolvimento das atividades em sala de aula e o funcionamento dos grupos de aprendizagem.
Abstract: It has been investigated the main characteristics of male students interactions in physics learning situations. It has also been investigated how these interactions interfered on the learning of these students. These interactions took place on upper secondary classes where male and female pupils study together. During a four month term, physics lessons were followed in two classrooms of a federal government school. Ethnographic observation inspired the way the lessons were followed. Notes were taken on a field log in which the development of lessons and main interactions between male and female students or between students and teacher were described. The results are presented according to an ethnographic microanalysis of a set of six lessons. In this set of lessons, male and female students, working in groups of three to four, took part on an investigation activity that is part of the school curriculum. These six lessons were video recorded with two cameras set on different points of the classroom and audio recorders to register talk at student groups. On the whole eight groups in each class took place. All recording of both classes was analyzed the same way, however data and analysis produced are of one of them only. It was used event maps to examine recordings in way to highlight interactions in five levels: student-student inside small groups; with members of different groups; with the teacher; with the tasks set to them; with Physics. Results are presented in the form of a dense analytical description, taking account of gestures, facial expressions, voice tone, and other such details, thoroughly and carefully looking at interactions involved in the learning situation. Analysis was centered on interactions that occurred mainly between male students, with interactions involving female students used as counterpoint. It is concluded that the masculinities highlighted as mobilized around stimulus given by challenges and competitions, power disputes within the groups,
Subject: Educação
Física  Estudo e ensino
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/FAEC-85EQPU
Issue Date: 29-Aug-2007
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
disserta__o_jmj.pdf2.38 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.