Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/FAEC-85JHGZ
Type: | Dissertação de Mestrado |
Title: | Constituição de práticas de numeramento em eventos de tratamento da informação na educação de jovens e adultos |
Authors: | Priscila Coelho Lima |
First Advisor: | Maria da Conceicao F Reis Fonseca |
First Referee: | Celi Aparecida Espasandim Lopes |
Second Referee: | Maria Manuela Martins Soares David |
Abstract: | Esta pesquisa analisa a mobilização e a constituição de práticas de numeramento em eventos de Tratamento da Informação na Educação de Jovens e Adultos. Para tanto, acompanhamos a realização de uma pesquisa de opinião por alunos do Projeto de Ensino Fundamental de Jovens e Adultos da UFMG Segundo segmento (PROEF-2), atividade vinculada ao Projeto Nossa Escola Pesquisa sua Opinião NEPSO. Observamos de maneira especial os encontros nos quais os alunos e as alunas dedicavam-se à contagem, ao tratamento e à organização dos dados produzidos a partir da pesquisa que propuseram, no sentido de identificar estratégias, questionamentos, inferências e conclusões elaboradas no e para o tratamento das informações produzidas. Nesse sentido, analisamos a mobilização e constituição de práticas de numeramento no confronto das expectativas, saberes e vivências dos alunos com as concepções e vivências dos demais colegas e com o conhecimento matemático escolar, na elaboração de relações com a quantificação, impregnadas de valores, de caráter político, social, econômico e cultural. |
Abstract: | This research analyzes the mobilization and constitution of numeracy practices in events of Treatment of the Information in the Young and Adult Education. For that, we followed an opinion research by students of the Projeto de Ensino Fundamental de Jovens e Adultos da UFMG Segundo Segmento (PROEF-2 Fundamental Teaching Project for Young and Adult of UFMG Second Part), activity linked to Projeto Nossa Escola Pesquisa sua Opinião (NEPSO Our School Researches Your Opinion Project). We observed, specially, the meetings in which students dedicated themselves to counting, treatment and organization of the data produced by the proposed research, in order to identify strategies, questionings, inferences and conclusions elaborated within and for the processing of produced information. Therefore, we analyze numeracy practices mobilization and constitution in the confrontation of students expectations, knowledge and experiences with other students experiences and concepts, and with school mathematical knowledge and in the elaboration of relations with the quantification, impregnated with political, social, economic and cultural values. |
Subject: | Matematica Estudo e ensino Educação Educação de adultos |
language: | Português |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/FAEC-85JHGZ |
Issue Date: | 30-Aug-2007 |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
1000000646.pdf | 798.95 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.