Use este identificador para citar o ir al link de este elemento:
http://hdl.handle.net/1843/FAEC-85JKCA
Tipo: | Dissertação de Mestrado |
Título: | Os estágios na formação do professor de história: significados e reflexões |
Autor(es): | Julio Cesar Virginio da Costa |
primer Tutor: | Claudia Regina Fonseca Miguel S Ricci |
primer Co-tutor: | Lana Mara de Castro Siman |
primer miembro del tribunal : | Elizeu Clementino de Souza |
Segundo miembro del tribunal: | Julio Emilio Diniz Pereira |
Resumen: | As experiências do Estágio Supervisionado, realizado por alunos do curso de História, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), durante o segundo semestre de 2005 e o primeiro semestre de 2006, constituem o objeto central desta pesquisa. Os instrumentos de coleta de dados foram um questionário semi-estruturado, entrevistas semi-estruturadas, observação participante de aulas de Prática de Ensino, Estágio Supervisionado, e análise de relatórios finais do estágio. O objetivo foi identificar, compreender e analisar os acontecimentos e as experiências dos futuros professores de História, quando realizaram o Estágio Supervisionado. Como os estagiários de História referem-se às suas experiências formativas, durante o período do Estágio Supervisionado? Quais relações eles estabelecem entre teoria (saber histórico, pedagógico) e a prática (experiência pedagógica) durante os Estágios? Qual é o significado desta experiência em sua formação acadêmica? Estas são algumas das questões que guiaram esta pesquisa. |
Abstract: | History teacher students` supervised work (second semester of 2005/first semester of 2006) at Federal University of Minas Gerais (UFMG) is shown here and this research aimed to identify, understand and analyze the future History teachers` experiences: how did they perform? Which relationships did they establish between theory (historical, pedagogic knowledge) and practice (pedagogic experience)? These were some of the questions that guided this study. The data collection tools were: closed and opened questionaires; semi-structured interviews; attendance at the Teaching Practice classes as participants and observers; supervised work at teaching proficiency; analysis of the final reports on teaching proficiency. |
Asunto: | Educação Professores Formação |
Idioma: | Português |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/FAEC-85JKCA |
Fecha del documento: | 24-sep-2007 |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado |
archivos asociados a este elemento:
archivo | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
1000000655.pdf | 1.74 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.