Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/FAEC-85JKCA
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Claudia Regina Fonseca Miguel S Riccipt_BR
dc.contributor.advisor-co1Lana Mara de Castro Simanpt_BR
dc.contributor.referee1Elizeu Clementino de Souzapt_BR
dc.contributor.referee2Julio Emilio Diniz Pereirapt_BR
dc.creatorJulio Cesar Virginio da Costapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-10T05:56:19Z-
dc.date.available2019-08-10T05:56:19Z-
dc.date.issued2007-09-24pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/FAEC-85JKCA-
dc.description.abstractHistory teacher students` supervised work (second semester of 2005/first semester of 2006) at Federal University of Minas Gerais (UFMG) is shown here and this research aimed to identify, understand and analyze the future History teachers` experiences: how did they perform? Which relationships did they establish between theory (historical, pedagogic knowledge) and practice (pedagogic experience)? These were some of the questions that guided this study. The data collection tools were: closed and opened questionaires; semi-structured interviews; attendance at the Teaching Practice classes as participants and observers; supervised work at teaching proficiency; analysis of the final reports on teaching proficiency.pt_BR
dc.description.resumoAs experiências do Estágio Supervisionado, realizado por alunos do curso de História, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), durante o segundo semestre de 2005 e o primeiro semestre de 2006, constituem o objeto central desta pesquisa. Os instrumentos de coleta de dados foram um questionário semi-estruturado, entrevistas semi-estruturadas, observação participante de aulas de Prática de Ensino, Estágio Supervisionado, e análise de relatórios finais do estágio. O objetivo foi identificar, compreender e analisar os acontecimentos e as experiências dos futuros professores de História, quando realizaram o Estágio Supervisionado. Como os estagiários de História referem-se às suas experiências formativas, durante o período do Estágio Supervisionado? Quais relações eles estabelecem entre teoria (saber histórico, pedagógico) e a prática (experiência pedagógica) durante os Estágios? Qual é o significado desta experiência em sua formação acadêmica? Estas são algumas das questões que guiaram esta pesquisa.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de históriapt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectEstágiopt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherProfessores Formaçãopt_BR
dc.titleOs estágios na formação do professor de história: significados e reflexõespt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
1000000655.pdf1.74 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.