Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/FAEC-85JKCA
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Claudia Regina Fonseca Miguel S Ricci | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | Lana Mara de Castro Siman | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Elizeu Clementino de Souza | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Julio Emilio Diniz Pereira | pt_BR |
dc.creator | Julio Cesar Virginio da Costa | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-10T05:56:19Z | - |
dc.date.available | 2019-08-10T05:56:19Z | - |
dc.date.issued | 2007-09-24 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/FAEC-85JKCA | - |
dc.description.abstract | History teacher students` supervised work (second semester of 2005/first semester of 2006) at Federal University of Minas Gerais (UFMG) is shown here and this research aimed to identify, understand and analyze the future History teachers` experiences: how did they perform? Which relationships did they establish between theory (historical, pedagogic knowledge) and practice (pedagogic experience)? These were some of the questions that guided this study. The data collection tools were: closed and opened questionaires; semi-structured interviews; attendance at the Teaching Practice classes as participants and observers; supervised work at teaching proficiency; analysis of the final reports on teaching proficiency. | pt_BR |
dc.description.resumo | As experiências do Estágio Supervisionado, realizado por alunos do curso de História, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), durante o segundo semestre de 2005 e o primeiro semestre de 2006, constituem o objeto central desta pesquisa. Os instrumentos de coleta de dados foram um questionário semi-estruturado, entrevistas semi-estruturadas, observação participante de aulas de Prática de Ensino, Estágio Supervisionado, e análise de relatórios finais do estágio. O objetivo foi identificar, compreender e analisar os acontecimentos e as experiências dos futuros professores de História, quando realizaram o Estágio Supervisionado. Como os estagiários de História referem-se às suas experiências formativas, durante o período do Estágio Supervisionado? Quais relações eles estabelecem entre teoria (saber histórico, pedagógico) e a prática (experiência pedagógica) durante os Estágios? Qual é o significado desta experiência em sua formação acadêmica? Estas são algumas das questões que guiaram esta pesquisa. | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ensino de história | pt_BR |
dc.subject | Formação docente | pt_BR |
dc.subject | Estágio | pt_BR |
dc.subject.other | Educação | pt_BR |
dc.subject.other | Professores Formação | pt_BR |
dc.title | Os estágios na formação do professor de história: significados e reflexões | pt_BR |
dc.type | Dissertação de Mestrado | pt_BR |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
1000000655.pdf | 1.74 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.