Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/FAEC-85RJ8R
Tipo: Tese de Doutorado
Título: epresentações sociais da aprendizagem docente de professores universitários em suas trajetórias de formação
Autor(es): Ana Claudia Lopes Chequer Saraiva
primer Tutor: Regina Helena de Freitas Campos
primer Co-tutor: Ana Lucia Amaral
primer miembro del tribunal : Margot Campos Madeira
Segundo miembro del tribunal: Agnela da Silva Giusta
Tercer miembro del tribunal: Maria do Carmo de Lacerda Peixoto
Cuarto miembro del tribunal: Maria de Lourdes Rocha de Lima
Resumen: Esta tese alicerça-se no estudo das representações sociais do aprendizado docente de professores universitários dos cursos de Pedagogia, Direito e Matemática. Consideraram-se as variáveis formação e área de atuação. O objetivo foi identificar os espaços socioeducativos, experiências, processos e interlocutores que se integraram às suas trajetórias pessoais no âmbito da aprendizagem docente, além da análise das relações entre as representações dos docentes e os estatutos epistemológicos disciplinares que lhes fundamentam os campos de formação e atuação profissional. Foram entrevistados, na sua totalidade, os professores dos respectivos cursos de uma universidade federal de Minas Gerais. Utilizou-se dos instrumentos técnica de associação livre e escolhas hierarquizadas e entrevistas. Aos primeiros foi aplicada análise estatística para avaliação dos grupos de palavras de maior freqüência e hierárquica; ao segundo, a análise de conteúdos, em que os trechos transcritos foram recortados, considerando-se as categorias: conceito, processos, relevância, experiências significativas, condicionantes e referenciais. Os resultados finais mostraram que os professores ancoram suas representações sociais do aprendizado docente nos valores que constituem os campos profissionais de formação. No curso de Pedagogia destacam-se o humanístico, o histórico, o social e o político; no curso de Direito, o humanístico, o metodológico e o empírico; e no curso de Matemática, o metodológico e o empírico.
Abstract: This thesis has its foundation in the study of social representations of the teaching learning process of university professors from the Pedagogy, Law and Mathematics programs. Formation and acting area were the variables considered. The objective was to identify the socio-educational spaces, experiences, processes and interlocutors which integrate themselves in their personal trajectories in the ambit of the teaching learning process besides the analysis of the relation between the professors representation and the disciplinary epistemological directions which give them foundation in their areas of formation and professional performance. We interviewed all the professors from the mentioned programs of a Federal University of Minas Gerais. We used as instruments the free association technique and hierarchical choices and interviews. In the first case, it was applied the statistical analysis for the evaluation of the group words with the highest frequency and hierarchy; In the second, the analysis of the contents, in which the transcribed passages were cut out, and we considered the following categories: concept, processes, relevance, meaningful experiences. The final results showed that the professors anchored their social representations of the teaching learning process in the values that constitute their professional formation fields. In the Pedagogy program, the humanistic, the historical, and the political aspects are pointed out; in the Law program, the humanistic, the methodological and the empirical features are stressed; and in the Math course, the methodological and the empirical ones are pointed out.
Asunto: Educação
Ensino superior
Professores Formação profissional
Representações sociais
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/FAEC-85RJ8R
Fecha del documento: 30-jun-2005
Aparece en las colecciones:Teses de Doutorado

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
2000000089.pdf4.49 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.