Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/FAEC-85SMWM
Type: Dissertação de Mestrado
Title: Análise crítica do ensino de ciências a partir do estudo da elaboração do conceito de vida
Authors: Jordelina Lage Martins Wykrota
First Advisor: Joao Antonio Filocre Saraiva
First Referee: Jesuina Lopes de Almeida Pacca
Second Referee: Antonio Tarciso Borges
Abstract: O objetivo deste trabalho foi realizar uma análise do ensino de ciências e biologia, tendo como instrumentos a questão o que é vida e o estudo da elaboração do conceito da vida. Inicialmente, são exemplificados problemas contemporâneos que demandam revisão do ensino desse conceito. A seguir, por meio de estudo do desenvolvimento histórico desse conceito, são apontadas contribuições da história da ciência para o ensino, esclarecendo-se as condições em que essa contribuição poderia ser mais efetiva. Um breve panorama do ensino de ciências e de suas tendências contemporâneas mostra a necessidade de considerar os processos de aprendizagem para obterem-se melhores resultados Considerando-se um ensino universal e compulsório de ciências, defensável sob a meta da formação de um cidadão que vive em uma sociedade cada vez mais urbana, dependente de ciência e tecnologia, justifica-se por que é importante, na formação desse cidadão, um ensino de ciências que lhe permita compreender também as características, os limites desse conhecimento e o modo de sua produção. O ensino de ciências e biologia, diante do abandono da questão o que é a vida, é avaliado como deformado, deformante e anacrônico. Alguns aspectos do pensamento piagetiano sobre as idéias das crianças a respeito do que é ou não vivo são relacionados a características essências do pensamento infantil, especialmente o animismo, suas causas, suas implicações e suas conseqüências. Com base nessas referências, foi feitas uma avaliação qualitativa de textos didáticos e identificados alguns exemplos de situações de ensino que apontam a riqueza de possibilidades perdidas com o tratamento dogmático do assunto. São apontadas sugestões em relação ao tema para a prática pedagógica e a formação do professor. A questão o que é vida, sob essa investigação, parece ser socialmente relevante e significativa e pedagogicamente promissora no ensino de ciências e na formação do professor de ciências
Subject: Educação
Ciencia Estudo e ensino
Professores Formação
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/FAEC-85SMWM
Issue Date: 10-Aug-1998
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