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Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: Concepção de ambiente e educação ambiental em professores de ciências: multiplos significados?
Autor(es): Miriam Ester Soares
primer Tutor: Eduardo Fleury Mortimer
primer Co-tutor: Maria das graças de castro sena
primer miembro del tribunal : Maria das graças de castro sena
Segundo miembro del tribunal: Marcos Sorrentino
Tercer miembro del tribunal: Marcia Maria Spyer de Resende
Resumen: Este estudo exploratório analisa a constituição dos significados de ambiente e de educação ambiental em um grupo de professores de ciências que se interessam pela temática. Os conteúdos dos significados são examinados através das narrativas da infância, das praticas pessoais e profissionais que se relacionam com o tema. As analises tem como contraponto as categorias de conteúdos referentes ao ambiente impactado, ao ambiente conservado e os sentidos que articulam essas duas categorias; o histórico da construção do campo da educação ambiental e os próprios dados de pesquisa. Pela analise do discurso, enquanto instrumento metodológico, busca-se compreender a elaboração dos significados considerando-se o modo como os professores falam de suas praticas: a relação dos significados com o saber estabelecido e com as próprias experiências profissionais e culturais. Os resultados indicam que os significados oscilam entre sentidos de ambiente conservado e ambiente impactado. Os significados, que são atribuídos ao ambiente conservado, envolvem aspectos afetivos, contemplativos e lúdicos que, dentre outros, coadunam-se com a complexidade do conceito de natureza na historia da humanidade. Quando os professores consideram reflexões e práticas associadas com os seus cotidianos, explicitam significados devastação para o ambiente. A articulação desses significados constituem-se em uma referência para significados mais abrangentes. O significado da educação ambiental emerge no discurso no discurso das práticas profissionais, pessoais e extrapolam o espaço escolar. As concepções são associadas a uma dinâmica de contextos específicos e às pessoas envolvidas. Os discursos também explicitam práticas culturais especificas, sendo que em alguns casos, essas práticas estão em contradição com os próprios significados de ambientes preservados, que são expressos pelos professores. Os enfrentamentos políticos e institucionais são também relacionados ao significado da educação ambiental. Assim, constata-se uma multiplicidade de sentidos para o ambiente, que oscilam entre saber cientifico e do senso comum. Eles revelam aspectos de participação civil e um conjunto de obstáculos que os professores enfrentem em suas práticas de educação ambiental. São eles curriculares, institucionais e aqueles relacionados à necessidade da aquisição de conhecimentos e enfrentamento de situação inéditas. Nos discursos, os entrevistados têm dificuldades em identificar as suas práticas com a educação ambiental. Entretanto, as experiências revelam elementos significativos para um projeto de educação ambiental. Ressaltam-se a relação afetiva com o ambiente; o estímulo à valorização da realidade dos envolvidos, seja esta referente ao passado ou ao presente; e a participação que denota uma perspectiva de constituição. Os professores se revelam limitados em suas atividades de educação ambiental, indicando conhecimentos insuficientes e a necessidade de uma atualização. Os discursos apontam deficiências nas formações profissionais, que são consideradas muito acadêmicas e afastadas das realidades em que os professores atuam. Os professores revelam que aprendem com a própria prática e explicitam a inadequação das suas formações profissionais. Esses aspectos são considerados na discussão final desse trabalho
Asunto: Educação ambiental
Meio ambiente
Educação
Professores Formação  
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/FAEC-85SNNF
Fecha del documento: 31-mar-1998
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