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http://hdl.handle.net/1843/FAEC-85TNCZ
Tipo: | Dissertação de Mestrado |
Título: | Sobre a "criança-problema" e o mal-estar do professor |
Autor(es): | Margarete Parreira Miranda |
Primeiro Orientador: | Ana Lydia Bezerra Santiago |
Primeiro membro da banca : | Luis Flávio Silva Couto |
Segundo membro da banca: | Regina Helena de Freitas Campos |
Resumo: | Trata-se de uma pesquisa de mestrado em educação que busca entender os problemas intrínsecos a esse campo por meio do referencial psicanalítico. Tem como objeto o mal-estar do professor frente à criança-problema e questiona até que ponto a subjetividade dos professores está envolvida quando eles identificam a criança-problema. Estudos teóricos permitiram localizar a segregação de crianças que não acompanham os outros, desde a Antigüidade, passando pela Idade Média e Moderna. Essa pesquisa atualiza, em um primeiro momento, as representações dos professores sobre a criança-problema, por meio da análise de questionários, sendo assim agrupadas suas caracterizações: Agitação e falta de concentração; passividade e desinteresse; agressividade e desrespeito; indisciplina e falta de limites e atitudes valorizadas. Em seguida, foi possível localizar os problemas dos professores frente à criança-problema, pela expressão do mal-estar docente em grupo, nas Conversações: Problema 1: problema de sexualidade; problema 2: falha na imagem corporal; problema 3: impotência para aprender. Ao relatarem os 14 casos dos alunos problemáticos indiferentes, com dificuldades de aprendizagem ou com comportamentos inadequados, os professores deixaram entrever a possível construção, na transferência, de saídas para alguns impasses enfrentados. |
Abstract: | Il sagit dune recherche de mastère en éducation qui cherche à comprendre les problèmes intrinsèques à ce champ par le briais du rèférentiel psychanalytique. Il a pour but le malaise de lenseignant face à «lenfant-problème» et questionne jusquà quel point la subjectivité des enseignants y est présente quand ils identifient «lenfant-problème». Des études théoriques ont permis de répérer la ségrégation des enfants qui ne suivent pas les autres dès lantiquité en passant par le moyen âge et lâge moderne. Cette recherche actualise, dans un premier moment, les représentations sur «lenfant-probléme», à travers lanalyse des questionnaires et voilà comment sont rassemblées ses caractérisations: Agitation et manque de concentration; passivité et manque dintérêt; agressivité et manque de respect; indiscipline et manques de limites et attitudes valorisées. Ensuite, il a été possible de localiser les problèmes des enseignants face à «lenfant-problème» par lexpression du malaise professoral en groupe dans les Conversations: problème 1: problème de sexualité; problème 2: faille dans limage corporelle; problème 3: impuissance pour apprendre. Au cours des témoignages des quatorze cas des élèves problématiques indifférents, avec difficultés de lapprentissage ou avec comportements inadéquats, les enseignants ont laissé comprendre la possible construction, dans le transfert, de sorties pour quelques impasses vécues. |
Assunto: | Educação Psicologia educacional |
Idioma: | Português |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/FAEC-85TNCZ |
Data do documento: | 29-Nov-2006 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado |
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