Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/FAEC-85TQ84
Tipo: | Dissertação de Mestrado |
Título: | A participação da matemática em práticas pedagógicas interdisciplinares |
Autor(es): | Pollyanna Lara Milanezi |
Primeiro Orientador: | Jussara de Loiola Araujo |
Primeiro membro da banca : | Jonei Cerqueira Barbosa |
Segundo membro da banca: | Eduardo Fleury Mortimer |
Resumo: | O presente estudo teve como ponto de partida minha experiência em coordenação de projetos interdisciplinares no Colégio Militar de Belo Horizonte. O objetivo da pesquisa é compreender de que forma a matemática participa de atividades pedagógicas interdisciplinares, em um ambiente em que a referida disciplina é supervalorizada, considerada um conhecimento superior aos demais. Desenvolvi a dissertação na seguinte ordem: explicitação da construção da pergunta de pesquisa; discussão teórica sobre interdisciplinaridade; discussão sobre a matemática no contexto interdisciplinar; análise da matemática e da interdisciplinaridade pela lente da Educação Matemática Crítica; descrição do contexto de pesquisa; apresentação da metodologia de pesquisa, tendo por base o estudo de caso do Colégio Militar de Belo Horizonte; análise dos dados. Os resultados da pesquisa apontaram três situações: o trabalho interdisciplinar do Colégio Militar ainda está mais voltado para a escola do que para realidades extraclasse; o conceito de participação indireta, identificado nas falas dos alunos quando se relacionavam à participação da matemática no trabalho interdisciplinar; o trabalho interdisciplinar pode tornar-se um espaço legítimo de desenvolvimento da educação crítica. |
Abstract: | This research has been started based on my own experience at Belo Horizontes Military School, coordinating interdisciplinarity projects. My objective is understand how mathematics takes place on interdisciplinarity educational activities, in a context where this subject seems to have a superiority in relation to another knowledge areas. This paper had been written according to this sequence: how was the construction of the research question; theoretical discussion about interdisciplinarity; discussion about mathematics in a interdisciplinarity context; analysis of mathematics and interdisciplinarity from Critical Mathematics Education; description research context; description of research methodological procedures, based on the case study of Military School. Research results has been showed three points: the interdisciplinarity activity in Belo Horizontes Military School is more related to school interestings than the realities out of school; the concept of indirect participation, identified on students opinions about mathematics participation during the interdisciplinarity activity; interdisciplinarity activities may become a very good opportunity to the development of a critical education. |
Assunto: | Matematica Estudo e ensino Educação Práticas pedagógicas |
Idioma: | Português |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/FAEC-85TQ84 |
Data do documento: | 6-Set-2006 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
1000000614.pdf | 543.63 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.