Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/FAEC-85TQGF
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Ana Lydia Bezerra Santiago | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Ronaldo Boschi | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Maria Cristina Soares de Gouvea | pt_BR |
dc.creator | Liberia Rodrigues Neves | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-10T16:16:31Z | - |
dc.date.available | 2019-08-10T16:16:31Z | - |
dc.date.issued | 2006-08-31 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/FAEC-85TQGF | - |
dc.description.resumo | Este trabalho buscou delimitar o uso do teatro e dos jogos no curso da história da pedagogia, no mundo ocidental, a fim de ressaltar sua relevância e aplicabilidade, para então se pensarem os jogos teatrais na educação. Esse percurso abrange da Antiguidade aos dias atuais, culminando na legislação educacional brasileira e nas escolas formadoras de profissionais da pedagogia teatral, em Belo Horizonte. Buscou-se conhecer o enfoque dado nesses espaços de formação, além do levantamento dos autores mais solicitados pelos profissionais do teatro-educação. Em seguida, foram realizados estudos de seis casos de crianças em situação de fracasso escolares, apresentando diversas dificuldades de aprendizagem, e encaminhadas por suas professoras. A partir das queixas escolares manifestadas, elaborou-se um programa de vivências semanais de jogos teatrais durante o período de um ano. O programa de jogos foi montado tendo em vista a promoção e a estimulação das funções cognitivas envolvidas nos processos de aprendizagem o que caracteriza o objetivo pedagógico desta pesquisa participante. No curso do trabalho, evidenciaram-se, também, questões relativas à subjetividade das participantes, relacionadas diretamente a seus processos de aprendizagem. A análise do material levou em consideração essas questões assim como alguns de seus efeitos produzidos sobre a aquisição de conhecimentos escolares. Foi possível verificar que o uso de jogos teatrais no âmbito da educação configura-se, ao mesmo tempo, como uma prática pedagógica e uma prática subjetiva (terapêutica) do fracasso escolar. | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Jogos teatrais | pt_BR |
dc.subject | Psicanálise | pt_BR |
dc.subject | Teatro | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Subjetividade | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Fracasso escolar | pt_BR |
dc.subject | Psicologia | pt_BR |
dc.subject.other | Teatros | pt_BR |
dc.subject.other | Jogos pedagógicos | pt_BR |
dc.subject.other | Educação | pt_BR |
dc.subject.other | Práticas pedagógicas | pt_BR |
dc.title | O uso dos jogos teatrais na educação: uma prática pedagógica e uma prática subjetiva | pt_BR |
dc.type | Dissertação de Mestrado | pt_BR |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
1000000613.pdf | 6.91 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.