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dc.contributor.advisor1Ana Lydia Bezerra Santiagopt_BR
dc.contributor.referee1Ronaldo Boschipt_BR
dc.contributor.referee2Maria Cristina Soares de Gouveapt_BR
dc.creatorLiberia Rodrigues Nevespt_BR
dc.date.accessioned2019-08-10T16:16:31Z-
dc.date.available2019-08-10T16:16:31Z-
dc.date.issued2006-08-31pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/FAEC-85TQGF-
dc.description.resumoEste trabalho buscou delimitar o uso do teatro e dos jogos no curso da história da pedagogia, no mundo ocidental, a fim de ressaltar sua relevância e aplicabilidade, para então se pensarem os jogos teatrais na educação. Esse percurso abrange da Antiguidade aos dias atuais, culminando na legislação educacional brasileira e nas escolas formadoras de profissionais da pedagogia teatral, em Belo Horizonte. Buscou-se conhecer o enfoque dado nesses espaços de formação, além do levantamento dos autores mais solicitados pelos profissionais do teatro-educação. Em seguida, foram realizados estudos de seis casos de crianças em situação de fracasso escolares, apresentando diversas dificuldades de aprendizagem, e encaminhadas por suas professoras. A partir das queixas escolares manifestadas, elaborou-se um programa de vivências semanais de jogos teatrais durante o período de um ano. O programa de jogos foi montado tendo em vista a promoção e a estimulação das funções cognitivas envolvidas nos processos de aprendizagem o que caracteriza o objetivo pedagógico desta pesquisa participante. No curso do trabalho, evidenciaram-se, também, questões relativas à subjetividade das participantes, relacionadas diretamente a seus processos de aprendizagem. A análise do material levou em consideração essas questões assim como alguns de seus efeitos produzidos sobre a aquisição de conhecimentos escolares. Foi possível verificar que o uso de jogos teatrais no âmbito da educação configura-se, ao mesmo tempo, como uma prática pedagógica e uma prática subjetiva (terapêutica) do fracasso escolar.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectJogos teatraispt_BR
dc.subjectPsicanálisept_BR
dc.subjectTeatropt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectSubjetividadept_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectFracasso escolarpt_BR
dc.subjectPsicologiapt_BR
dc.subject.otherTeatrospt_BR
dc.subject.otherJogos pedagógicospt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherPráticas pedagógicaspt_BR
dc.titleO uso dos jogos teatrais na educação: uma prática pedagógica e uma prática subjetivapt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
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