Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/FAEC-85TQU6
Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: A escola em tempos de festa: poder, cultura e práticas educativas no Estado Novo (1937-1945)
Autor(es): Aline Choucair Vaz
Primeiro Orientador: Thais Nivia de Lima e Fonseca
Primeiro membro da banca : Maria Helena Rolim Capelato
Segundo membro da banca: Cynthia Greive Veiga
Resumo: Este trabalho tem o objetivo de analisar o papel da educação junto às festividades cívicas do Dia do Trabalho e da Semana da Pátria, em Minas Gerais, no período do Estado Novo (1937-1945). A pesquisa procurou salientar a importância da escola e de sua exteriorização, por meio das comemorações cívicas, no ensino primário, para um projeto de formação da Nação. O sentido da escola, como formadora de crianças e jovens, ultrapassa o seu próprio espaço e serve de instrumento para a educação das massas, na sociedade em geral. O estudo demonstra também como fontes extra-escolares podem ser canais úteis de inserção da escola no espaço público. A opção da escolha por Minas Gerais deveu-se às facilidades geográficas e à melhor delimitação de espaço. A escolha do ensino primário muito embora não tenha sido objeto de reforma de ensino no período do Estado Novo foi feita por ele ter contemplado ações efetivas de nacionalização do ensino, por meio da alfabetização da língua pátria, tornando-se palco de grande profusão das idéias-força do regime, nos materiais escolares e extra-escolares e nas celebrações cívicas.
Abstract: This work has the objective of analyzing the purpose of the education next to the civic festivities of the Labor's Day and the Patriots Week, in Minas Gerais, in the New State's period (1937-1945). The research objective was to enphatize the value and the increasing of the education, from the civic celebrations, in primary education, for a project of the nation's formation. The meaning of the education, creating children and youngsters, exceeds its own space, and serves of an instrument for the education for the society in general. This research also demonstrates the importance of different ways to attract people to school. The choice for Minas Gerais, was made because of the geographic facilities and better territory boundaries. The choice of primary education - even not being subject of the reform of education in the New State's period - was made by having contemplated effective actions of nationalization of the education, by means of the literacy of the native language, turning into a stage of the high source of the ideas of the strength of the system, in the school and extra-school stuff and also the civic celebrations.
Assunto: Educação Estado
Educação História
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/FAEC-85TQU6
Data do documento: 4-Ago-2006
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