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Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: Trajetórias de jovens em conflito com a lei em cumprimentos das medidas socioeducativas, em Belo Horizonte
Autor(es): Carmem Andrea da Silva
primer Tutor: Luiz Alberto Oliveira Goncalves
primer Co-tutor: Ines Assuncao de Castro Teixeira
primer miembro del tribunal : Maria Amelia Gomes de C Giovanetti
Segundo miembro del tribunal: Nilma Lino Gomes
Resumen: O presente trabalho investigou a trajetória de adolescentes autores de atos infracionais em cumprimento de medida socioeducativa de internação numa instituição em Belo Horizonte. Baseando-nos em uma metodologia de pesquisa qualitativa do tipo participante, o estudo nos possibilitou aprofundar questões referentes a compreensão da inserção e permanência dos adolescentes na criminalidade, sob a ótica de alguns importantes teóricos, como Howard S.Becker, Antony Giddens e Norbert Elias. Discutimos a influencia e implicações da identidade de infrator atribuída aos adolescentes, entendendo que o delito ou o ato infracional não deve ser incorporado como algo inerente à identidade do adolescente como um dado fixo ou natural, mas como uma construção histórica e social. Ao analisarmos os dados da pesquisa, pudemos identificar que a exclusão da escola torna-se um fator de risco para a criminalidade. E que a permanência desses adolescentes, na condição de internos, em instituições correcionais, aparecia, para falar com H. Becker, como um elemento a mais na carreira de criminalidade.
Abstract: Ce travail a rechreché la trajectoire d´adolescents qui ont commis des acts d´infraction et qui sont soumis `a des institutions socioeducatives à Belo Horizonte. En s´appuyant sur une méthodologie de recherche qualitative cette étude nousa permis d´approfondir des questions sur l´inclusion et le séjour des adolescents au monde criminel sous la perspectives d´importants sociologues tels que Howard Becker, Anthony Giddens et Norbert Elias. Pendant la recherche, on a interwievé sept adolescents pour comprendre comme ils pensaient leur situation. On discute sur l´influence et des implications de l´identité du sujet criminel atribuée aux adolescents, tout en comprenant que l´act criminel ne doit pas être incorporé comme si c´était quelque chose liée à la nature des jeunes qui reste figée, mais comme quelque chose qui est construite historiquement et socialement. Les données nous ont montré que l´exclusion des ces jeunes de l´école est devenue un facteur determinant de la criminalité pour eux, et qui leur séjour dans des institutions correctionneles, pour parler comme Becker, renforce leur carrière dans le monde de la criminalité.
Asunto: Educação
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/FAEC-85YGUQ
Fecha del documento: 30-may-2003
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