Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/FAEC-85YGUQ
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Luiz Alberto Oliveira Goncalvespt_BR
dc.contributor.advisor-co1Ines Assuncao de Castro Teixeirapt_BR
dc.contributor.referee1Maria Amelia Gomes de C Giovanettipt_BR
dc.contributor.referee2Nilma Lino Gomespt_BR
dc.creatorCarmem Andrea da Silvapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-12T14:55:26Z-
dc.date.available2019-08-12T14:55:26Z-
dc.date.issued2003-05-30pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/FAEC-85YGUQ-
dc.description.abstractCe travail a rechreché la trajectoire d´adolescents qui ont commis des acts d´infraction et qui sont soumis `a des institutions socioeducatives à Belo Horizonte. En s´appuyant sur une méthodologie de recherche qualitative cette étude nousa permis d´approfondir des questions sur l´inclusion et le séjour des adolescents au monde criminel sous la perspectives d´importants sociologues tels que Howard Becker, Anthony Giddens et Norbert Elias. Pendant la recherche, on a interwievé sept adolescents pour comprendre comme ils pensaient leur situation. On discute sur l´influence et des implications de l´identité du sujet criminel atribuée aux adolescents, tout en comprenant que l´act criminel ne doit pas être incorporé comme si c´était quelque chose liée à la nature des jeunes qui reste figée, mais comme quelque chose qui est construite historiquement et socialement. Les données nous ont montré que l´exclusion des ces jeunes de l´école est devenue un facteur determinant de la criminalité pour eux, et qui leur séjour dans des institutions correctionneles, pour parler comme Becker, renforce leur carrière dans le monde de la criminalité.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho investigou a trajetória de adolescentes autores de atos infracionais em cumprimento de medida socioeducativa de internação numa instituição em Belo Horizonte. Baseando-nos em uma metodologia de pesquisa qualitativa do tipo participante, o estudo nos possibilitou aprofundar questões referentes a compreensão da inserção e permanência dos adolescentes na criminalidade, sob a ótica de alguns importantes teóricos, como Howard S.Becker, Antony Giddens e Norbert Elias. Discutimos a influencia e implicações da identidade de infrator atribuída aos adolescentes, entendendo que o delito ou o ato infracional não deve ser incorporado como algo inerente à identidade do adolescente como um dado fixo ou natural, mas como uma construção histórica e social. Ao analisarmos os dados da pesquisa, pudemos identificar que a exclusão da escola torna-se um fator de risco para a criminalidade. E que a permanência desses adolescentes, na condição de internos, em instituições correcionais, aparecia, para falar com H. Becker, como um elemento a mais na carreira de criminalidade.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectInfratorespt_BR
dc.subjectAdolescentespt_BR
dc.subjectMedida socioeducativapt_BR
dc.subjectCriminalidadept_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectFamíliapt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.titleTrajetórias de jovens em conflito com a lei em cumprimentos das medidas socioeducativas, em Belo Horizontept_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
1000000459.pdf944.57 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.