Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/FAEC-85YHJF
Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: Corpo e movimento no cotidiano de uma escola "plural": um estudo de caso
Autor(es): Anna Rachel Mendes Gontijo Mazoni
Primeiro Orientador: Maria Alice de Lima Gomes Nogueira
Primeiro membro da banca : Anna Maria Salgueiro Caldeira
Segundo membro da banca: Eustaquia Salvadora de Sousa
Resumo: Este estudo tem como objetivo central investigar como se constroem e se manifestam, no cotidiano de uma escola de Ensino Fundamental, as relações entre um projeto político-pedagógico considerado inovador o Programa Escola Plural, implantado na Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte a partir de 1995 e as práticas corporais que acontecem tanto nas aulas de Educação Física quanto em outros tempos/espaços. Foi escolhido para a pesquisa um estabelecimento escolar que apresenta forte adesão aos princípios e diretrizes da Escola Plural. A coleta de dados envolveu observação do cotidiano da escola (aulas de Educação Física, projetos, reuniões pedagógicas, entradas e saídas de turno e períodos de recreio), entrevistas (com professores, alunos e um membro da comunidade) e análise de documentos (em especial as publicações do Programa Escola Plural). Verificou-se, na escola pesquisada, uma significativa liberdade de movimentação corporal por parte dos alunos nos diferentes espaços de aprendizagem e a ausência de estratégias rígidas de controle do corpo. A escola também apresenta expressiva abertura às dimensões estética e corporal do conhecimento, incorporando ao currículo formal práticas e saberes que costumavam ocupar tempos marginais, revelando consonância com o Programa Escola Plural. Verificou-se, ainda, que a Educação Física, em sua concepção disciplinar, permanece, em certa medida, refratária aos princípios e diretrizes do Programa.
Abstract: This study aims investigating the construction and manifestation of the relationships between a political-pedagogical project considered innovative the Escola Plural Program, implemented at the Municipal Education Network of the city of Belo Horizonte since 1995 and the corporeal practices which happen in the Physical Education classes as well as in other times/ spaces, in the routine of a fundamental school. For this study, a school which presents strong compliance with the principles and guidelines of the Program was chosen. The collection of data involved observation of the schools daily routine (Physical Education practices, projects, pedagogical meetings, the arriving an leaving of the students, as well as recreations breaks between lessons); interviews (with teachers, students and a member of the community) and analysis of documents (especially publications on the Escola Plural Program). What could be verified at the school under research was a greater freedom of corporeal movement by the students in a different learning spaces and a lack of strict strategies of body control. The school also presents a significant opening to esthetical and corporeal dimensions of knowledge, incorporating practices which used to occupy marginal times to the formal curriculum, revealing consonance with the Escola Plural Program. It could also be verified that Physical Education, in this conception as a subject, remains, to a certain extent, resistant of the principles and guidelines of the Program.
Assunto: Escola plural
Inovações pedagogicas  
Movimento  Educação
Corporalidade (Educação)  
Educação fisica  Estudo e ensino
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/FAEC-85YHJF
Data do documento: 22-Jan-2003
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1000000437.pdf852.87 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.