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http://hdl.handle.net/1843/FAEC-85YHUL
Tipo: | Dissertação de Mestrado |
Título: | O domínio das coisas: o método do intuitivo em Minas Gerais nas primeiras décadas republicanas |
Autor(es): | Fernanda Mendes Resende |
primer Tutor: | Cynthia Greive Veiga |
primer miembro del tribunal : | Ana Maria Casasanta Peixoto |
Segundo miembro del tribunal: | Luciano Mendes de Faria Filho |
Resumen: | Este trabalho tem por objetivo apresentar os resultados da pesquisa sobre a divulgação e apropriação do método de ensino-aprendizagem denominado Método Intuitivo, no Estado de Minas Gerais, com ênfase nos primeiros anos da República Brasileira, ou seja, na última década do século XIX e nas décadas iniciais do século XX. Funcionários da instrução pública, inspetores e professores se apropriaram diferentemente das idéias deste método como forma de divulgação dos projetos republicanos, na perspectiva da educação de um novo cidadão. O período estudado representou, no Brasil, uma época de grande efervescência política sendo a educação entendida como uma das principais vias de divulgação das propostas republicanas, o que significou, neste campo, investimentos, tanto políticos quanto financeiros, por parte do governo. Ao longo do século XIX, observa-se a presença de importantes discussões educacionais e pedagógicas na busca de uma forma de ensino que racionalizasse o tempo escolar, disciplinasse corpos e espaços escolares, facilitasse e organizasse a aprendizagem dos alunos. Este período assistiu a mudanças significativas nestes aspectos: poucas escolas elementares isoladas na Província nos primeiros anos do Império, crianças apinhadas em salas de aulas ocupadas nas casas dos professores, parcos recursos pedagógicos. Ao final do século XIX compreendia-se a instrução organizada em Grupos Escolares, estando as crianças separadas por grau de adiantamento e nova metodização do ensino, mesmo que tal estrutura não estivesse ainda generalizada para toda a população escolar. O Método Intuitivo, a partir do decênio de 1870, foi uma das formas encontradas para que esta racionalização se tornasse possível através da valorização do ensino pelo domínio das coisas: a educação dos sentidos pela observação direta dos objetos e das coisas da natureza, o que possibilitou uma nova relação com o conhecimento. |
Asunto: | Escolas Organização e administração ducação Grupos escolares Leitura Métodos de ensino |
Idioma: | Português |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/FAEC-85YHUL |
Fecha del documento: | 30-oct-2002 |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado |
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