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http://hdl.handle.net/1843/FAEC-85YHUL
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor1 | Cynthia Greive Veiga | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Ana Maria Casasanta Peixoto | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Luciano Mendes de Faria Filho | pt_BR |
dc.creator | Fernanda Mendes Resende | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-11T13:03:44Z | - |
dc.date.available | 2019-08-11T13:03:44Z | - |
dc.date.issued | 2002-10-30 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/FAEC-85YHUL | - |
dc.description.resumo | Este trabalho tem por objetivo apresentar os resultados da pesquisa sobre a divulgação e apropriação do método de ensino-aprendizagem denominado Método Intuitivo, no Estado de Minas Gerais, com ênfase nos primeiros anos da República Brasileira, ou seja, na última década do século XIX e nas décadas iniciais do século XX. Funcionários da instrução pública, inspetores e professores se apropriaram diferentemente das idéias deste método como forma de divulgação dos projetos republicanos, na perspectiva da educação de um novo cidadão. O período estudado representou, no Brasil, uma época de grande efervescência política sendo a educação entendida como uma das principais vias de divulgação das propostas republicanas, o que significou, neste campo, investimentos, tanto políticos quanto financeiros, por parte do governo. Ao longo do século XIX, observa-se a presença de importantes discussões educacionais e pedagógicas na busca de uma forma de ensino que racionalizasse o tempo escolar, disciplinasse corpos e espaços escolares, facilitasse e organizasse a aprendizagem dos alunos. Este período assistiu a mudanças significativas nestes aspectos: poucas escolas elementares isoladas na Província nos primeiros anos do Império, crianças apinhadas em salas de aulas ocupadas nas casas dos professores, parcos recursos pedagógicos. Ao final do século XIX compreendia-se a instrução organizada em Grupos Escolares, estando as crianças separadas por grau de adiantamento e nova metodização do ensino, mesmo que tal estrutura não estivesse ainda generalizada para toda a população escolar. O Método Intuitivo, a partir do decênio de 1870, foi uma das formas encontradas para que esta racionalização se tornasse possível através da valorização do ensino pelo domínio das coisas: a educação dos sentidos pela observação direta dos objetos e das coisas da natureza, o que possibilitou uma nova relação com o conhecimento. | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ensino-aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Método intuitivo | pt_BR |
dc.subject.other | Escolas Organização e administração | pt_BR |
dc.subject.other | ducação | pt_BR |
dc.subject.other | Grupos escolares | pt_BR |
dc.subject.other | Leitura Métodos de ensino | pt_BR |
dc.title | O domínio das coisas: o método do intuitivo em Minas Gerais nas primeiras décadas republicanas | pt_BR |
dc.type | Dissertação de Mestrado | pt_BR |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado |
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