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dc.contributor.advisor1Cynthia Greive Veigapt_BR
dc.contributor.referee1Ana Maria Casasanta Peixotopt_BR
dc.contributor.referee2Luciano Mendes de Faria Filhopt_BR
dc.creatorFernanda Mendes Resendept_BR
dc.date.accessioned2019-08-11T13:03:44Z-
dc.date.available2019-08-11T13:03:44Z-
dc.date.issued2002-10-30pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/FAEC-85YHUL-
dc.description.resumoEste trabalho tem por objetivo apresentar os resultados da pesquisa sobre a divulgação e apropriação do método de ensino-aprendizagem denominado Método Intuitivo, no Estado de Minas Gerais, com ênfase nos primeiros anos da República Brasileira, ou seja, na última década do século XIX e nas décadas iniciais do século XX. Funcionários da instrução pública, inspetores e professores se apropriaram diferentemente das idéias deste método como forma de divulgação dos projetos republicanos, na perspectiva da educação de um novo cidadão. O período estudado representou, no Brasil, uma época de grande efervescência política sendo a educação entendida como uma das principais vias de divulgação das propostas republicanas, o que significou, neste campo, investimentos, tanto políticos quanto financeiros, por parte do governo. Ao longo do século XIX, observa-se a presença de importantes discussões educacionais e pedagógicas na busca de uma forma de ensino que racionalizasse o tempo escolar, disciplinasse corpos e espaços escolares, facilitasse e organizasse a aprendizagem dos alunos. Este período assistiu a mudanças significativas nestes aspectos: poucas escolas elementares isoladas na Província nos primeiros anos do Império, crianças apinhadas em salas de aulas ocupadas nas casas dos professores, parcos recursos pedagógicos. Ao final do século XIX compreendia-se a instrução organizada em Grupos Escolares, estando as crianças separadas por grau de adiantamento e nova metodização do ensino, mesmo que tal estrutura não estivesse ainda generalizada para toda a população escolar. O Método Intuitivo, a partir do decênio de 1870, foi uma das formas encontradas para que esta racionalização se tornasse possível através da valorização do ensino pelo domínio das coisas: a educação dos sentidos pela observação direta dos objetos e das coisas da natureza, o que possibilitou uma nova relação com o conhecimento.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagempt_BR
dc.subjectMétodo intuitivopt_BR
dc.subject.otherEscolas  Organização e administraçãopt_BR
dc.subject.otherducaçãopt_BR
dc.subject.otherGrupos escolares pt_BR
dc.subject.otherLeitura  Métodos de ensinopt_BR
dc.titleO domínio das coisas: o método do intuitivo em Minas Gerais nas primeiras décadas republicanaspt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
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