Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/FAEC-85ZNED
Type: | Dissertação de Mestrado |
Title: | A educação artística no currículo da escola tecnica de nível médio: um estudo exploratório |
Authors: | Lucia Gouvea Pimentel |
First Advisor: | Edil Vasconcellos de Paiva |
First Referee: | Luciola Licinio de C P Santos |
Second Referee: | Marilia Andres Ribeiro |
Abstract: | Este trabalho tempor objetivo apresentar um estudo sobre o ensino da arte na escola técnica de nível médio, analisando alguns de seus aspectos.Foi feita uma pesquisa no CEFET/MG e no COLTEC/UFMG, sendo entrevistados alunos, professores de Educação Artística e de outros conteúdos programáticos, orientadores educacionais, grupo de tutoria e direção das escolas.A partir da análise das representações mais recorrentes formação técnica e ensino da arte, possibilidade de opção da linguagem artística, ensino da arte e criatividade, ensino da arte e terapia, espaço do ensino da arte no currículo técnico constatou-se que as escolas não tem um projeto pedagógico em que o ensino da arte participe de forma integrada no currículo escolar, o que dificulta o reconhecimento de sua importância no processo educacional. Considerando-se que o ensino da arte pode ser um dos agentes possibilitadores de uma educação de caráter emancipatório, propõe-se uma reflexão sobre sua efetiva participação no currículo da escola técnica. |
Subject: | Educação artistica (Segundo Grau) Estudo e ensino Belo Horizonte (MG) Educação Educação artistica (Segundo Grau) Curriculos Belo Horizonte (MG) |
language: | Português |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/FAEC-85ZNED |
Issue Date: | 8-Oct-1993 |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado |
Files in This Item:
File | Size | Format | |
---|---|---|---|
1000000195.pdf | 231.58 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.