Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/FAEC-85ZNED
Type: Dissertação de Mestrado
Title: A educação artística no currículo da escola tecnica de nível médio: um estudo exploratório
Authors: Lucia Gouvea Pimentel
First Advisor: Edil Vasconcellos de Paiva
First Referee: Luciola Licinio de C P Santos
Second Referee: Marilia Andres Ribeiro
Abstract: Este trabalho tempor objetivo apresentar um estudo sobre o ensino da arte na escola técnica de nível médio, analisando alguns de seus aspectos.Foi feita uma pesquisa no CEFET/MG e no COLTEC/UFMG, sendo entrevistados alunos, professores de Educação Artística e de outros conteúdos programáticos, orientadores educacionais, grupo de tutoria e direção das escolas.A partir da análise das representações mais recorrentes formação técnica e ensino da arte, possibilidade de opção da linguagem artística, ensino da arte e criatividade, ensino da arte e terapia, espaço do ensino da arte no currículo técnico constatou-se que as escolas não tem um projeto pedagógico em que o ensino da arte participe de forma integrada no currículo escolar, o que dificulta o reconhecimento de sua importância no processo educacional. Considerando-se que o ensino da arte pode ser um dos agentes possibilitadores de uma educação de caráter emancipatório, propõe-se uma reflexão sobre sua efetiva participação no currículo da escola técnica.
Subject: Educação artistica (Segundo Grau)  Estudo e ensino  Belo Horizonte (MG)
Educação
Educação artistica (Segundo Grau)  Curriculos  Belo Horizonte (MG)
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/FAEC-85ZNED
Issue Date: 8-Oct-1993
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File SizeFormat 
1000000195.pdf231.58 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.