Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/FAEC-86APBQ
Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: Ensino de Ciências e conhecimento pedagógico de conteúdo: narrativas e práticas de professoras da séries iniciais.
Autor(es): Ely Roberto da Costa Maues
primer Tutor: Arnaldo de Moura Vaz da Silva
primer miembro del tribunal : Maria Emilia Caixeta de Castro Lima
Segundo miembro del tribunal: Oto Neri Borges
Tercer miembro del tribunal: Danusa Munford
Resumen: Neste trabalho são analisadas as estratégias utilizadas pelas professoras das series iniciais para ensinar ciências. Tomando como ponto de partida analítico a abordagem de Lee Schulman (1987) sobre Conhecimento Pedagógico de Conteúdo (Pedagogical Content Knowledge- PCK), a pesquisa realizada procurou compreender como se dá entre conhecimento pedagógico de conteúdo e conhecimento pedagógico de conteúdo nas praticas de ensino-aprendizagem de professoras das series iniciais no caso do ensino de ciências. Pesquisas anteriores realizadas a partir do marco analítico do PCK indicavam que o conhecimento dos conteúdos seria praticamente um pré-requisito para o desenvolvimento do PCK. Nossas pesquisas de campo realizadas com nove (09) professoras das séries iniciais no ano 20002 indicam uma relação mais dialética entre conhecimento de conteúdos e PCK. Apesar de um conhecimento de conteúdo precário em Ciências, as professoras entrevistadas revelaram uma grande capacidade criativa na utilização de estratégias de ensino. Estes usos de um PCK geral aplicável às ares de Matemática, Português, Artes e Ciências nas séries iniciais não foram devidamente reconhecidos por pesquisas anteriores e indicam a necessidades de uma abordagem mais generosa sobre a situação do ensino de Ciências nas séries iniciais.
Abstract: This paper analyzes the strategies by elementary school Science teachers of grades 1st-4th. Bassed on the analytical approach of Lee Schulman (1987) of Pedagogical Content Knowledge(PCK), this research sought to understand the relation between content knowledge and pedagogical knowledge in the teaching-learning practices of Science teachers of the 1st-4th grades. Previous research based on the PCK analytical viewpoint indicated that the knowledge of contents would be practically the only pre- requisite for the development of PCK. Our field research with 09 teachers of grades 1st-4th of 2002 indicates a more dialectic relation between content knowledge and PCK. Despite a precarious Science content knowledge, the teachers interviewed revealed a great creativity in the use of teaching strategies. The use of a general PCK applicable to the areas of Mathematics, Portuguese, Arts and Science in the first grads have not been properly acknowledged by previous research, and a more appropriate approach of the situation of Science teaching in the first grades is called for.
Asunto: Educação
Ensino fundamental
Ciências (Primeiro grau) Estudo e ensino
Professores Formação
Ciência Estudo e ensino
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/FAEC-86APBQ
Fecha del documento: 30-may-2003
Aparece en las colecciones:Dissertações de Mestrado

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
tese_de_mestrado_de_ely_mau_s.pdf6.97 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
tese_de_mestrado_de_ely_mau_s.pdf6.97 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.