Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/FAEC-86APBQ
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Arnaldo de Moura Vaz da Silvapt_BR
dc.contributor.referee1Maria Emilia Caixeta de Castro Limapt_BR
dc.contributor.referee2Oto Neri Borgespt_BR
dc.contributor.referee3Danusa Munfordpt_BR
dc.creatorEly Roberto da Costa Mauespt_BR
dc.date.accessioned2019-08-12T07:41:55Z-
dc.date.available2019-08-12T07:41:55Z-
dc.date.issued2003-05-30pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/FAEC-86APBQ-
dc.description.abstractThis paper analyzes the strategies by elementary school Science teachers of grades 1st-4th. Bassed on the analytical approach of Lee Schulman (1987) of Pedagogical Content Knowledge(PCK), this research sought to understand the relation between content knowledge and pedagogical knowledge in the teaching-learning practices of Science teachers of the 1st-4th grades. Previous research based on the PCK analytical viewpoint indicated that the knowledge of contents would be practically the only pre- requisite for the development of PCK. Our field research with 09 teachers of grades 1st-4th of 2002 indicates a more dialectic relation between content knowledge and PCK. Despite a precarious Science content knowledge, the teachers interviewed revealed a great creativity in the use of teaching strategies. The use of a general PCK applicable to the areas of Mathematics, Portuguese, Arts and Science in the first grads have not been properly acknowledged by previous research, and a more appropriate approach of the situation of Science teaching in the first grades is called for.pt_BR
dc.description.resumoNeste trabalho são analisadas as estratégias utilizadas pelas professoras das series iniciais para ensinar ciências. Tomando como ponto de partida analítico a abordagem de Lee Schulman (1987) sobre Conhecimento Pedagógico de Conteúdo (Pedagogical Content Knowledge- PCK), a pesquisa realizada procurou compreender como se dá entre conhecimento pedagógico de conteúdo e conhecimento pedagógico de conteúdo nas praticas de ensino-aprendizagem de professoras das series iniciais no caso do ensino de ciências. Pesquisas anteriores realizadas a partir do marco analítico do PCK indicavam que o conhecimento dos conteúdos seria praticamente um pré-requisito para o desenvolvimento do PCK. Nossas pesquisas de campo realizadas com nove (09) professoras das séries iniciais no ano 20002 indicam uma relação mais dialética entre conhecimento de conteúdos e PCK. Apesar de um conhecimento de conteúdo precário em Ciências, as professoras entrevistadas revelaram uma grande capacidade criativa na utilização de estratégias de ensino. Estes usos de um PCK geral aplicável às ares de Matemática, Português, Artes e Ciências nas séries iniciais não foram devidamente reconhecidos por pesquisas anteriores e indicam a necessidades de uma abordagem mais generosa sobre a situação do ensino de Ciências nas séries iniciais.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectSéries iniciaispt_BR
dc.subjectCiênciaspt_BR
dc.subjectProfessorespt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherEnsino fundamentalpt_BR
dc.subject.otherCiências (Primeiro grau) Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherProfessores Formaçãopt_BR
dc.subject.otherCiência Estudo e ensinopt_BR
dc.titleEnsino de Ciências e conhecimento pedagógico de conteúdo: narrativas e práticas de professoras da séries iniciais.pt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese_de_mestrado_de_ely_mau_s.pdf6.97 MBAdobe PDFView/Open
tese_de_mestrado_de_ely_mau_s.pdf6.97 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.