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http://hdl.handle.net/1843/FAEC-86PP6C
Tipo: | Dissertação de Mestrado |
Título: | Os usos sociais da escrita no cotidiano de camadas populares |
Autor(es): | Marildes Marinho Miranda |
primer Tutor: | Magdah Becker Soares |
primer Co-tutor: | Tania Dauster Magalhaes e Silva |
primer miembro del tribunal : | Maria das Gracas de Castro Sena |
Segundo miembro del tribunal: | Lea Pinheiro Paixao |
Resumen: | Esta dissertação tem como proposta básica uma análise dos significados da escrita para segmentos sociais economicamente desfavorecidos.Uma abordagem de caráter etnográfico, numa vila-zona periférica de Belo Horizonte-permitiu situar a escrita no contexto dos valores, das normas, da produção simbólica dos moradores dessa vila.Uma constatação relevante foi a de que a escrita participa do conjunto de valores desses sujeitos, ao lado de outros, a exemplo da religiosidade, do trabalho, da comunicabilidade, da família.Dadas as suas especificidades, ler e escrever constituem atividades mediadoras na construção de um projeto de pessoa que esses indivíduos se propõem alcançar,ou seja, a escrita permeia espaços e teorias de aprendizagem e de vivência das relações interpessoais. ALém de ultrapassarem as funções informativa e comunicativa, as peculiaridades dos usos da escrita, nesse universo social, permitem refazer algumas representações construídas por um senso comum de um discurso acadêmico, entre elas a da predominância de um uso estritamente pragmático da escrita e do seu papel enquanto mecanismo de ascensão social para as classes trabalhadoras. Outra vertente representativa desses moradores aponta para as classificações criadas a partir do letramento. Nesse limite, foi possível ampliar uma polissemia dos termos "oficiais" analfabeto, semi-analfabeto, alfabetizado, estudado.Enfim, a quantidade de materiais escritos circulam nessa Vila, somada às variadas funções e usos que deles se fazem, permitem afirmar que as representações sobre o letramento, por parte desses sujeitos, apresentam especificidades e lógica própria, quando comparadas às representações de um discurso dominante. |
Asunto: | Escrita Aspectos sociais Educação |
Idioma: | Português |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/FAEC-86PP6C |
Fecha del documento: | 12-sep-1991 |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado |
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