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dc.contributor.advisor1Magdah Becker Soarespt_BR
dc.contributor.advisor-co1Tania Dauster Magalhaes e Silvapt_BR
dc.contributor.referee1Maria das Gracas de Castro Senapt_BR
dc.contributor.referee2Lea Pinheiro Paixaopt_BR
dc.creatorMarildes Marinho Mirandapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-14T06:35:45Z-
dc.date.available2019-08-14T06:35:45Z-
dc.date.issued1991-09-12pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/FAEC-86PP6C-
dc.description.resumoEsta dissertação tem como proposta básica uma análise dos significados da escrita para segmentos sociais economicamente desfavorecidos.Uma abordagem de caráter etnográfico, numa vila-zona periférica de Belo Horizonte-permitiu situar a escrita no contexto dos valores, das normas, da produção simbólica dos moradores dessa vila.Uma constatação relevante foi a de que a escrita participa do conjunto de valores desses sujeitos, ao lado de outros, a exemplo da religiosidade, do trabalho, da comunicabilidade, da família.Dadas as suas especificidades, ler e escrever constituem atividades mediadoras na construção de um projeto de pessoa que esses indivíduos se propõem alcançar,ou seja, a escrita permeia espaços e teorias de aprendizagem e de vivência das relações interpessoais. ALém de ultrapassarem as funções informativa e comunicativa, as peculiaridades dos usos da escrita, nesse universo social, permitem refazer algumas representações construídas por um senso comum de um discurso acadêmico, entre elas a da predominância de um uso estritamente pragmático da escrita e do seu papel enquanto mecanismo de ascensão social para as classes trabalhadoras. Outra vertente representativa desses moradores aponta para as classificações criadas a partir do letramento. Nesse limite, foi possível ampliar uma polissemia dos termos "oficiais" analfabeto, semi-analfabeto, alfabetizado, estudado.Enfim, a quantidade de materiais escritos circulam nessa Vila, somada às variadas funções e usos que deles se fazem, permitem afirmar que as representações sobre o letramento, por parte desses sujeitos, apresentam especificidades e lógica própria, quando comparadas às representações de um discurso dominante.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSignifacados da escritapt_BR
dc.subject.otherEscrita Aspectos sociaispt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.titleOs usos sociais da escrita no cotidiano de camadas popularespt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

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