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http://hdl.handle.net/1843/FAEC-86PP6C
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor1 | Magdah Becker Soares | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | Tania Dauster Magalhaes e Silva | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Maria das Gracas de Castro Sena | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Lea Pinheiro Paixao | pt_BR |
dc.creator | Marildes Marinho Miranda | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-14T06:35:45Z | - |
dc.date.available | 2019-08-14T06:35:45Z | - |
dc.date.issued | 1991-09-12 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/FAEC-86PP6C | - |
dc.description.resumo | Esta dissertação tem como proposta básica uma análise dos significados da escrita para segmentos sociais economicamente desfavorecidos.Uma abordagem de caráter etnográfico, numa vila-zona periférica de Belo Horizonte-permitiu situar a escrita no contexto dos valores, das normas, da produção simbólica dos moradores dessa vila.Uma constatação relevante foi a de que a escrita participa do conjunto de valores desses sujeitos, ao lado de outros, a exemplo da religiosidade, do trabalho, da comunicabilidade, da família.Dadas as suas especificidades, ler e escrever constituem atividades mediadoras na construção de um projeto de pessoa que esses indivíduos se propõem alcançar,ou seja, a escrita permeia espaços e teorias de aprendizagem e de vivência das relações interpessoais. ALém de ultrapassarem as funções informativa e comunicativa, as peculiaridades dos usos da escrita, nesse universo social, permitem refazer algumas representações construídas por um senso comum de um discurso acadêmico, entre elas a da predominância de um uso estritamente pragmático da escrita e do seu papel enquanto mecanismo de ascensão social para as classes trabalhadoras. Outra vertente representativa desses moradores aponta para as classificações criadas a partir do letramento. Nesse limite, foi possível ampliar uma polissemia dos termos "oficiais" analfabeto, semi-analfabeto, alfabetizado, estudado.Enfim, a quantidade de materiais escritos circulam nessa Vila, somada às variadas funções e usos que deles se fazem, permitem afirmar que as representações sobre o letramento, por parte desses sujeitos, apresentam especificidades e lógica própria, quando comparadas às representações de um discurso dominante. | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Signifacados da escrita | pt_BR |
dc.subject.other | Escrita Aspectos sociais | pt_BR |
dc.subject.other | Educação | pt_BR |
dc.title | Os usos sociais da escrita no cotidiano de camadas populares | pt_BR |
dc.type | Dissertação de Mestrado | pt_BR |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado |
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