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http://hdl.handle.net/1843/FAEC-86PRY6
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Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor1 | Magdah Becker Soares | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Ana Maria Casasanta Peixoto | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Eliane Marta Santos Teixeira Lopes | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Léa Pinheiro Paixão | pt_BR |
dc.contributor.referee4 | Luciano Mendes de Faria Filho | pt_BR |
dc.creator | Francisca Izabel Pereira Maciel | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-14T02:44:13Z | - |
dc.date.available | 2019-08-14T02:44:13Z | - |
dc.date.issued | 2001-09-21 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/FAEC-86PRY6 | - |
dc.description.resumo | O objetivo da pesquisa foi reconstruir a prática pedagógica da professora Lúcia Casasanta (1908-1989), com foco em seu papel como defensora e propagadora, no Estado de Minas Gerais, do método global de contos para a alfabetização, do final da década de 20 até os anos 70 do século XX. A principal fonte da pesquisa foi o arquivo pessoal da professora, doado por sua família ao Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita (CEALE) da Faculdade de Educação da UFMG. O arquivo compõe-se de 1759 livros, além de manuscritos, trabalhos de ex-alunas, correspondências. Buscou-se compreender, através de sua análise, a formação, a atuação e a produção da professora como principal divulgadora do método global de alfabetização, em Minas Gerais. Os estudos sobre a história cultural, as discussões em torno de arquivos privados, a bibliografia sobre o ensino da leitura no início do século XX nortearam, teórica e metodologicamente, a investigação. O trabalho está dividido em três partes. Na primeira, é apresentado o arquivo, em seus aspectos estruturais, e são identificados os livros mais utilizados por Lúcia Casasanta, compondo a sua "biblioteca imaginária". Na segunda parte, busca-se reconstruir a trajetória de formação da professora na Escola Normal Modelo de Belo Horizonte (1922/25), a especialização no Teacher's College da Universidade de Colúmbia (1927- 29), e a atuação na Escola de Aperfeiçoamento de Minas Gerais (1929-46). Na terceira parte, focaliza-se a proposta metodológica utilizada e defendida pela professora em três categorias: o método, as técnicas e a produção didática. Analisa-se o método global de contos em cada uma de suas cinco fases. A pesquisa revelou que a professora desenvolveu suas atividades de ensino por mais de meio século, contribuiu para a formação intelectual de várias gerações de professoras alfabetizadoras, permanecendo até hoje viva na memória de seus contemporâneos. Foi responsável pela introdução do método global de contos para a alfabetização de crianças, em Minas Gerais; autora da coleção didática As Mais Belas Histórias, que inclui o pré-livro para a alfabetização Os Três Porquinhos. A pesquisa permitiu reconstituir não apenas a biografia intelectual de uma professora, mas também uma parte da história da alfabetização em Minas Gerais. | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Minas Gerais | pt_BR |
dc.subject | Lúcia Cassanta | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject | Método global de contos | pt_BR |
dc.subject.other | Casasanta, Lucia Monteiro | pt_BR |
dc.subject.other | Educação Historia Minas Gerais | pt_BR |
dc.subject.other | Alfabetização Historia | pt_BR |
dc.title | Lúcia Casasanta e o método global de contos: uma contribuição à história da alfabetização em Minas Gerais | pt_BR |
dc.type | Tese de Doutorado | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Teses de Doutorado |
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