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http://hdl.handle.net/1843/FAEC-86PRY6
Type: | Tese de Doutorado |
Title: | Lúcia Casasanta e o método global de contos: uma contribuição à história da alfabetização em Minas Gerais |
Authors: | Francisca Izabel Pereira Maciel |
First Advisor: | Magdah Becker Soares |
First Referee: | Ana Maria Casasanta Peixoto |
Second Referee: | Eliane Marta Santos Teixeira Lopes |
Third Referee: | Léa Pinheiro Paixão |
metadata.dc.contributor.referee4: | Luciano Mendes de Faria Filho |
Abstract: | O objetivo da pesquisa foi reconstruir a prática pedagógica da professora Lúcia Casasanta (1908-1989), com foco em seu papel como defensora e propagadora, no Estado de Minas Gerais, do método global de contos para a alfabetização, do final da década de 20 até os anos 70 do século XX. A principal fonte da pesquisa foi o arquivo pessoal da professora, doado por sua família ao Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita (CEALE) da Faculdade de Educação da UFMG. O arquivo compõe-se de 1759 livros, além de manuscritos, trabalhos de ex-alunas, correspondências. Buscou-se compreender, através de sua análise, a formação, a atuação e a produção da professora como principal divulgadora do método global de alfabetização, em Minas Gerais. Os estudos sobre a história cultural, as discussões em torno de arquivos privados, a bibliografia sobre o ensino da leitura no início do século XX nortearam, teórica e metodologicamente, a investigação. O trabalho está dividido em três partes. Na primeira, é apresentado o arquivo, em seus aspectos estruturais, e são identificados os livros mais utilizados por Lúcia Casasanta, compondo a sua "biblioteca imaginária". Na segunda parte, busca-se reconstruir a trajetória de formação da professora na Escola Normal Modelo de Belo Horizonte (1922/25), a especialização no Teacher's College da Universidade de Colúmbia (1927- 29), e a atuação na Escola de Aperfeiçoamento de Minas Gerais (1929-46). Na terceira parte, focaliza-se a proposta metodológica utilizada e defendida pela professora em três categorias: o método, as técnicas e a produção didática. Analisa-se o método global de contos em cada uma de suas cinco fases. A pesquisa revelou que a professora desenvolveu suas atividades de ensino por mais de meio século, contribuiu para a formação intelectual de várias gerações de professoras alfabetizadoras, permanecendo até hoje viva na memória de seus contemporâneos. Foi responsável pela introdução do método global de contos para a alfabetização de crianças, em Minas Gerais; autora da coleção didática As Mais Belas Histórias, que inclui o pré-livro para a alfabetização Os Três Porquinhos. A pesquisa permitiu reconstituir não apenas a biografia intelectual de uma professora, mas também uma parte da história da alfabetização em Minas Gerais. |
Subject: | Casasanta, Lucia Monteiro Educação Historia Minas Gerais Alfabetização Historia |
language: | Português |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/FAEC-86PRY6 |
Issue Date: | 21-Sep-2001 |
Appears in Collections: | Teses de Doutorado |
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