Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/FAEC-86WNQ2
Tipo: | Dissertação de Mestrado |
Título: | Práticas de escrita de crianças do primeiro ciclo de alfabetização em situações reguladas pela professora e pelo grupo: em situações reguladas pela professora e pelo grupo |
Autor(es): | Claudia Starling Bosco |
Primeiro Orientador: | Maria Zelia Versiani Machado |
Primeiro membro da banca : | Leiva de Figueiredo Viana Leal |
Segundo membro da banca: | Isabel Cristina Alves da Silva Frade |
Resumo: | Esta pesquisa tem como foco as práticas de escrita de gêneros textuais das crianças de duas turmas de uma escola da Rede Municipal de Belo Horizonte, ambas do 1º ciclo de alfabetização, em situações reguladas pelas professoras e outras pelo próprio grupo de crianças. Busca-se: investigar como os gêneros textuais se organizam, se constituem e circulam no contexto escolar; reconhecer quais os conhecimentos que as crianças demonstram ter sobre os gêneros textuais; e refletir sobre o que as crianças pensam sobre a prática escrita dentro e fora da escola. A pesquisa de caráter qualitativo fundamenta-se em procedimentos metodológicos alinhados à perspectiva etnográfica. Conta com a imersão da pesquisadora no campo, com a observação participante, com o registro no diário de campo e com a entrevista semi-estruturada como principais instrumentos de coleta de dados. Fundamenta-se, teoricamente, nos estudos de Bakhtin (2003) por considerarem a linguagem como um fenômeno social, histórico e ideológico. Dessa forma, adota-se a noção bakhtiniana de sujeito como aquele que se constitui interagindo com os discursos do outro. A pesquisa dialoga com o conceito de gênero do discurso, que possibilita a compreensão dos diversos usos da linguagem em diferentes esferas sociais. Também está baseada nos estudos de Ferreiro (1986) sobre a construção da escrita; de Soares (1998) sobre alfabetização e letramento; de Costa Val (1991) e Geraldi (2002) sobre o ensino da escrita; e de Rojo (2001), Bazerman (2005), Dolz e Schneuwly (2004) e Marcuschi (2007) sobre os gêneros textuais. A pesquisa aponta para a existência de um ensino da escrita distante dos usos reais da linguagem e, em contrapartida, para a existência de inúmeras situações de uso pelas crianças dos gêneros textuais, em situações autênticas, nos seus momentos de interação social, embora essas práticas não sejam visíveis aos olhos das professoras e das próprias crianças. Constata- se, também, a riqueza de conhecimentos demonstrados pelas crianças sobre o uso dos gêneros textuais dentro e fora da escola. Os resultados desta pesquisa possuem implicações diretas no que diz respeito à necessidade de se repensar o ensino da escrita, vinculando-o a uma perspectiva dos gêneros textuais, e abrem um leque de possibilidades para compreender melhor o uso da linguagem escrita pelas crianças em processo de alfabetização. |
Abstract: | This research is focused on the writing practices of textual genres of the children from two different classes of a Municipal Educational School of Belo Horizonte, both at the first level of literacy, produced during exchanges controlled by the educators and by the group of children. The main objectives are: to examine how the textual genres are organized, composed, and spread in the school context; recognize if the children show any awareness of the textual genres; and wonder about what the children think about writing practices inside and outside the school. Structured from the designs of the qualitative research, this work is based on methodological procedures associated to the ethnographic perspective. It is constructed by the immersion of the researcher in the field, participant-observation, use of written diaries, and semi-structured interview as the most important instruments for data collection. The research is based on the studies of Bakhtin (2003), because they consider language as a social, historical and ideological phenomenon. In this sense, it is utilized Bakhtins concepts of individual as the one who is formed from the interaction with others discourses. The research dialogues with the notion of discourse genre, which makes possible to comprehend many uses of language in different social exchanges. It is also based on the studies of Ferreiro (1986) about Writing Production; Soares (1998) about Literacy; Costa Val (1991) and Geraldi (2002) about the Teaching of Writing; and Rojo (2001), Bazerman (2005), Dolz and Schneuwly (2004), and Marcuschi (2007) about Textual Genres. The research points towards the existence of a teaching of writing which differs from the real uses of language, but, on the other hand, it also confirms the existence of plenty of use of textual genres in authentic situations by the children during their moments of social interaction, though such practices are neither noticed by the educator nor by the children. It is also perceived a rich variety of knowledge shown by the children about the uses of textual genres within and outside the school. The results of this research have got direct implications towards the necessity of rethink the teaching of writing, in order to entail the textual genres perspective, and they also have got a wide range of possibilities to better comprehend the use of writing language for children during the literacy process. |
Assunto: | Escrita Estudo e ensino Educação Crianças Escrita Alfabetização Educação de crianças |
Idioma: | Português |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/FAEC-86WNQ2 |
Data do documento: | 21-Mai-2010 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
disserta__o_claudia_starling.pdf | 10.26 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.