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dc.contributor.advisor1Maria Rita Neto Sales Oliveirapt_BR
dc.contributor.advisor-co1Iris Barbosa Goulartpt_BR
dc.contributor.referee1Iris Barbosa Goulartpt_BR
dc.contributor.referee2Magdah Becker Soarespt_BR
dc.contributor.referee3Ann Berger Valentept_BR
dc.creatorBernadete Tassara Lemos Brauliopt_BR
dc.date.accessioned2019-08-10T20:07:47Z-
dc.date.available2019-08-10T20:07:47Z-
dc.date.issued1989-08-25pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/FAEC-874GH8-
dc.description.abstractThe objetive of this dissertation is to analyse the use of LOGO in the study of the cognitive operations of the formal-logical stage as described by Piaget. In order to achieve this objective, a research was conducted with six individuals, 12 yar and 9 month to 14 year-old, students of the Pedagogic Center of the Federal University of Minas Gerais.Those individuals, who had previously go to.Know the main conmands of GRAPHIC-LOGO, used them to solve six challenges related to the cognitive operations of compensation, proportion, combination, permutation and probability.Data collection and analysis were based on the clinical method.The main conclusions point out the efficacy of LOGO language in identifying cognitive operations and in hlping their development as well as the analysis of the various strategies used by the students.However, research results showed that LOGO efficacy is a function of the individual himself and of the task nature.This way, the use of LOGO was more efficacious for those who had not presented complete domain of the cognitive operations studied and also in simulating situations difficult to be presented to the students. The use of LOGO lanuage and its related educationl research are suggested not only in the case of spontaneous situations, as usually observed in the papers, but also in situations involving curriculum subject systematic learning.pt_BR
dc.description.resumoO objetivo desta dissetação consiste em analisar o uso da lingua computacional LOGO no estudo das operações cgnitivs da fase lógico-formal, tal como descritas por Piaget. Para tanto, foi realizada uma pesquisa com seis sujeitos, alunos do Centro pedagógico da universidade Federal de Minas Gerais, de idades entre 12 anos e nove meses a 14 anos. Tais sujeitos, que já dominavam os principais comandos do Logo Gráfico, resolveram, através deste, seis desafios referentes às operações cognitivas de compensação, razão-proporção, combinação, permutação e probalidade. Os dados foram coletados e analisados com base no método clínico. Entre as conclusões, sobressai a eficácia do LOGO na identificação e desenvolvimento das operações cognitivas, assim como, na análise das diversas estratégias utilizadas pelos alunos. Verificou-se, entretanto, que a eficácia do LOGO varia em função do sujeito e da natureza da tarefa. Assim, o uso do LOGO foi mais eficaz para aqueles que ainda não apresentavam completo domínio das operações cognitivas em estudo, como também na simulação de situações difíceis de ser apresentadas aos alunos. Sugere-se que o uso do LOGO e as pesquisas educacionais a ele relacionadas não fiquem restritos a situações espontâneas, como relato usualmente na literatura, mas envolvam, também, situações de aprendizagem sistemática das disciplinas curriculares.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLinguagem computacionalpt_BR
dc.subjectPiagetpt_BR
dc.subjectOperações cognitivaspt_BR
dc.subject.otherEnsino audiovisualpt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherInformatica na educaçãopt_BR
dc.subject.otherTecnologia educacionalpt_BR
dc.titleInformática na educação: o uso da linguagem computacional LOGO no estudo das operações cognitivas da fase lógico-formal, tal como descritas por Piagetpt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
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