Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/FAEC-87BQPY
Tipo: Tese de Doutorado
Título: O mal-estar do professor em face da criança considerada problema: um estudo de psicanálise aplicada à educação
Autor(es): Margarete Parreira Miranda
Primeiro Orientador: Ana Lydia Bezerra Santiago
Primeiro membro da banca : Maria Cecília Galletti Ferretti
Segundo membro da banca: Tania Coelho dos Santos
Terceiro membro da banca: Ilka Franco Ferrari
Quarto membro da banca: Raquel Martins de Assis
Resumo: Ao elegermos como objeto de nossos estudos o mal-estar do professor em face da criança considerada problema, objetivamos extrair desse contexto conhecimentos que pudessem estender a margem de entendimento e interferir no que fracassa na relação professor-aluno-aprendizagem. Formulamos a hipótese de que a criança é considerada problema no momento em que o professor se vê destituído de sua função de ensinar. Os professores de crianças de sete a onze anos, de três escolas públicas municipais da cidade de Belo Horizonte, foram escolhidos como sujeitos de nossa pesquisa. Em nossos estudos teóricos, constatamos que as investigações sobre o mal-estar dos professores se avolumaram nos últimos vinte anos, em vários países do mundo ocidental. Averiguamos também que a criança é considerada problema desde a primeira metade do século XX até os nossos dias, alterando-se apenas a roupagem da apresentação desse sintoma. Ao adotarmos como metodologia de campo as Conversações, dispositivo da psicanálise aplicada à educação, apostamos nos efeitos de uma pesquisa-intervenção que tem como princípio interferir nos discursos cristalizados e promover deslocamentos e transformações no dizer e no fazer dos professores. Foi possível identificar, em nossas investigações, o circuito do discurso que reforça o fracasso, assim como o outro viés, o da transmissão possível. Na contramão do discurso da ciência que segrega a subjetividade, a psicanálise aplicada à educação pode contribuir para que o sujeito não se aliene das propostas civilizatórias e possa encontrar na escola um lugar de enlaçamento social.
Abstract: En élisant comme objet de nos études le malaise de lenseignant face à lenfant considéré problème, nous entendons dégager de ce contexte des connaissances qui soient en mesure daccroître la marge dentendement et dinterférer dans ce qui ne va pas dans le cadre du rapport enseignant-élève-apprentissage. Nous formulons lhypothèse selon laquelle lenfant est considéré comme un problème au moment où le professeur se voit destitué de sa fonction denseigner. Des enseignants denfants de sept à onze ans, de trois écoles publiques municipales de la ville de Belo Horizonte, ont été choisis comme sujets de notre recherche. Dans nos études théoriques, nous avons constaté que les investigations à propos du malaise des enseignants ont été de plus en plus nombreuses sur les vingt dernières années, dans plusieurs pays du monde occidental. Nous vérifions également que lenfant est considéré comme un problème depuis la première moitié du XXème siècle jusquà nos jours, ce nest que laspect extérieur de la présentation de ce symptôme qui prend des tournures différentes. En adoptant comme méthodologie de terrain les Conversations, un dispositif de la psychanalyse appliquée à léducation, nous misons sur les effets dune recherche- intervention qui a pour principe dinterférer sur les discours cristalisés et de promouvoir des déplacements et des transformations sur les discours et sur les actes des enseignants. Nous avons pu identifier, lors de nos investigations, le circuit du discours qui renforce léchec, aussi bien quun autre côté, celui de la transmission possible. Dans le sens contraire du discours de la science qui ségrègue la subjectivité, la psychanalyse appliquée à léducation peut contribuer pour que le sujet ne tourne pas le dos aux propositions civilisatoires et puisse trouver dans lécole un lieu où tisser des liens sociaux.
Assunto: Segregação na educação
Psicanálise e educação
Conversação
Educação
Psicologia educacional
Psicologia da aprendizagem
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/FAEC-87BQPY
Data do documento: 22-Fev-2010
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