Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/FAEC-87BQPY
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dc.contributor.advisor1Ana Lydia Bezerra Santiagopt_BR
dc.contributor.referee1Maria Cecília Galletti Ferrettipt_BR
dc.contributor.referee2Tania Coelho dos Santospt_BR
dc.contributor.referee3Ilka Franco Ferraript_BR
dc.contributor.referee4Raquel Martins de Assispt_BR
dc.creatorMargarete Parreira Mirandapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-12T21:12:35Z-
dc.date.available2019-08-12T21:12:35Z-
dc.date.issued2010-02-22pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/FAEC-87BQPY-
dc.description.abstractEn élisant comme objet de nos études le malaise de lenseignant face à lenfant considéré problème, nous entendons dégager de ce contexte des connaissances qui soient en mesure daccroître la marge dentendement et dinterférer dans ce qui ne va pas dans le cadre du rapport enseignant-élève-apprentissage. Nous formulons lhypothèse selon laquelle lenfant est considéré comme un problème au moment où le professeur se voit destitué de sa fonction denseigner. Des enseignants denfants de sept à onze ans, de trois écoles publiques municipales de la ville de Belo Horizonte, ont été choisis comme sujets de notre recherche. Dans nos études théoriques, nous avons constaté que les investigations à propos du malaise des enseignants ont été de plus en plus nombreuses sur les vingt dernières années, dans plusieurs pays du monde occidental. Nous vérifions également que lenfant est considéré comme un problème depuis la première moitié du XXème siècle jusquà nos jours, ce nest que laspect extérieur de la présentation de ce symptôme qui prend des tournures différentes. En adoptant comme méthodologie de terrain les Conversations, un dispositif de la psychanalyse appliquée à léducation, nous misons sur les effets dune recherche- intervention qui a pour principe dinterférer sur les discours cristalisés et de promouvoir des déplacements et des transformations sur les discours et sur les actes des enseignants. Nous avons pu identifier, lors de nos investigations, le circuit du discours qui renforce léchec, aussi bien quun autre côté, celui de la transmission possible. Dans le sens contraire du discours de la science qui ségrègue la subjectivité, la psychanalyse appliquée à léducation peut contribuer pour que le sujet ne tourne pas le dos aux propositions civilisatoires et puisse trouver dans lécole un lieu où tisser des liens sociaux.pt_BR
dc.description.resumoAo elegermos como objeto de nossos estudos o mal-estar do professor em face da criança considerada problema, objetivamos extrair desse contexto conhecimentos que pudessem estender a margem de entendimento e interferir no que fracassa na relação professor-aluno-aprendizagem. Formulamos a hipótese de que a criança é considerada problema no momento em que o professor se vê destituído de sua função de ensinar. Os professores de crianças de sete a onze anos, de três escolas públicas municipais da cidade de Belo Horizonte, foram escolhidos como sujeitos de nossa pesquisa. Em nossos estudos teóricos, constatamos que as investigações sobre o mal-estar dos professores se avolumaram nos últimos vinte anos, em vários países do mundo ocidental. Averiguamos também que a criança é considerada problema desde a primeira metade do século XX até os nossos dias, alterando-se apenas a roupagem da apresentação desse sintoma. Ao adotarmos como metodologia de campo as Conversações, dispositivo da psicanálise aplicada à educação, apostamos nos efeitos de uma pesquisa-intervenção que tem como princípio interferir nos discursos cristalizados e promover deslocamentos e transformações no dizer e no fazer dos professores. Foi possível identificar, em nossas investigações, o circuito do discurso que reforça o fracasso, assim como o outro viés, o da transmissão possível. Na contramão do discurso da ciência que segrega a subjetividade, a psicanálise aplicada à educação pode contribuir para que o sujeito não se aliene das propostas civilizatórias e possa encontrar na escola um lugar de enlaçamento social.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSegregaçãopt_BR
dc.subjectPsicanálise aplicadapt_BR
dc.subjectCriança considerada problemapt_BR
dc.subjectConversaçãopt_BR
dc.subjectMal-estar do professorpt_BR
dc.subject.otherSegregação na educaçãopt_BR
dc.subject.otherPsicanálise e educaçãopt_BR
dc.subject.otherConversaçãopt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherPsicologia educacionalpt_BR
dc.subject.otherPsicologia da aprendizagempt_BR
dc.titleO mal-estar do professor em face da criança considerada problema: um estudo de psicanálise aplicada à educaçãopt_BR
dc.typeTese de Doutoradopt_BR
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